Agosto Dourado: PMU promove ações para destacar importância da amamentação e do leite materno

A primeira semana de agosto é reservada no calendário oficial para promover informações sobre a importância da amamentação e do aleitamento materno para a mãe e, principalmente para o bebê. Esse o estímulo para as ações conjuntas que as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Cultura realizam esta semana. A novidade, este ano, é o envolvimento de alunos das Escolas Municipais Adélia Rodrigues Marques (Chapada), Jovelmira Vasconcelos (Primavera), Eva Maria Vieira (Palmeirinha) e Israel Pinheiro – Caic (Canaã/Novo Horizonte). As ações da semana vão convergir no Mamaço, que será realizado nesta sexta-feira (10/8), às 14h, na Praça JK (da Prefeitura).

Durante cerca de 40 minutos nas escolas (fotos na Jovelmira Vasconcelos), as consultoras de aleitamento materno Maria Vanina Carvalho (fisioterapeuta), Roselaine Perasoli Varrasquini (fonoaudióloga) e Zeline Carvalho Lousado (enfermeira) conversam com os alunos e exibem um filme do Unicef sobre o tema. As informações são reforçadas por atuações teatrais, linguagem que descontrai as crianças e as ajudam a fixar o conteúdo. Uma rodada de perguntas e respostas consolida a compreensão. Ao final, as consultoras propõem que as crianças tragam de casa um desenho ou uma redação sobre o conteúdo aprendido. O material será exposto durante o Mamaço.

Envolver os estudantes na ação é uma proposta para multiplicar o assunto na família e nas comunidades. Segundo as consultoras, disseminar o tema (cadeias de apoio à amamentação) ajuda a sociedade a introjetá-lo como algo comum e normal. Remover mitos (sobre a amamentação e o leite materno) e rejeitar tabus (como amamentar em público) é mais um efeito desejado.

Agentes de saúde

Na sexta (3/8), as consultoras treinaram os agentes do Pacs, com objetivo de atualizar as informações para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que atua na zona rural, e lida diretamente com gestantes e mães que estão amamentando (nutrizes). Partem do pressuposto de que os agentes devem estar muito bem orientados para tirar dúvidas das mulheres sobre a amamentação e sobre a força do leite materno nos primeiros anos de vida do bebê.

Um novo treinamento está previsto para agentes do PSF Politécnica, nesta quarta (8/8), às 13h30. Pouco depois, às 15h, a conversa das consultoras em amamentação será diretamente com as gestantes e nutrizes, também no PSF Politécnica. Momento de as mulheres da comunidade tirarem suas dúvidas sobre o assunto.

Mamaço

Várias mães amamentando ao mesmo tempo, publicamente, com o objetivo de mostrar para a sociedade que o ato de amamentar é natural e pode ser feito em qualquer local, bastando que o bebê precise ser alimentado. Sem tabus, sem repressão, sem opressão. O ato está programado para esta sexta-feira, às 14 horas, na Praça JK (da Prefeitura).

Até quando amamentar o bebê? Como amamentar de maneira correta? Que comer para aumentar a quantidade e qualidade do leite materno? Essas e outras dúvidas também podem ser sanadas durante o Mamaço. Juntamente com as consultoras de amamentação, estará presente uma nutricionista materno-infantil para tirar todas as dúvidas das gestantes e nutrizes. A pretensão é reunir o maior número possível de mulheres e não deixar nenhuma pergunta sem resposta.

O mamaço nasceu da reação das mulheres a tentativas conservadoras de proibir que  mães amamentassem seus filhos em locais públicos. Atitude que, para as consultoras, não faz o menor sentido. "A mulher pode amamentar o filho onde quiser. Depende da necessidade do bebê no momento. Pode ser na escola, no teatro, no cinema, na praça, na rua, no ônibus, no avião, na igreja, em qualquer local. Não há nada de errado nisso. A maldade está na cabeça de algumas pessoas".

Leite materno

O leite materno é, comprovadamente, o alimento mais completo que o bebê pode receber, pois fornece todos os nutrientes, vitaminas e minerais de que ele precisa para o crescimento durante os primeiros meses. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a mãe amamente os filhos durante os primeiros seis meses de vida, exclusivamente com leite materno. Depois dos seis meses, ou dos seis meses até os dois anos, outros alimentos devem ser introduzidos na dieta e oferecidos ao bebê em colherinhas e copinhos, não em mamadeiras.

agodou 0004
Consultoras em amamentação orientam os alunos e pedem que multipliquem as informações
na família e na comunidade

agodou 0003