Unaí: R$ 60,7 milhões foi o gasto total com a saúde em 2016

Os gastos totais para manter ações, serviços, administração e folha de pessoal no setor municipal de saúde em Unaí em todo o ano passado bateram na casa dos R$ 60,7 milhões. A despesa com pessoal consumiu 77,64% do gasto total. Esses e outros dados foram revelados em audiência pública para demonstração do Relatório de Gestão do último quadrimestre 2016. A audiência pública ocorreu no plenário da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (9/3).

Das despesas totais, R$ 48,6 milhões referem-se a recursos próprios do município utilizados em ações e serviços de saúde.

Para cumprir obrigações constitucionais, Unaí seria obrigada a gastar pelo menos R$ 16,7 milhões no período, ou seja, 15% da receita municipal oriunda de impostos e repasses. Gastou mais que o dobro: 43,7%, uma parte considerável com recursos dos cofres municipais.

Se a despesa total fosse dividida por todos os cidadãos unaienses em 2016, cada unaiense teria desembolsado R$ 736,04 com a saúde pública. Esse o gasto municipal per capita no período.

Esses e outros valores, bem como números de atendimentos, ações e serviços, foram demonstrados na audiência pública.

A audiência pública para apresentação do Relatório de Gestão do 3º Quadrimestre de 2016 foi coordenada pela secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira.

relsaud 0002
A apresentação do Relatório de Gestão em audiência pública é uma obrigação prevista em lei e
deve exibir os resultados de cada quadrimestre

relsaud 0001