Unaí quer implantação de Samu

Implantar o Samu em Unaí. Essa foi a intenção externada pela administração municipal de Unaí, com a presença da secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, em reunião realizada em Patos de Minas (região do Alto Paranaíba), nesta segunda-feira (13/2). O principal item da pauta da reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (Cisreuno) foi a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na macrorregião Noroeste do Estado.

Como o Samu integra a rede de urgência e emergência, a implantação do serviço (UTI móvel) em Unaí deverá resultar em aporte financeiro para garantir melhorarias no Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado, que passará a integrar a rede regional.

De acordo com a programação inicial, Unaí e outros municípios da região deveriam ter recebido as unidades do Samu em 2016. A região seria a terceira a ser contemplada, mas foi ultrapassada por outras regiões.

O Estado adquiriu 28 ambulâncias para introduzir o Samu nos locais faltantes e 350 profissionais para trabalhar nesse serviço especializado já foram aprovados em processo seletivo.

Ficou acertado durante a reunião que a velocidade de implantação do Samu vai depender da força política dos prefeitos da região e da capacidade de articulação com o Governo do Estado.

A reunião também serviu para eleger os novos membros do Conselho diretor e fiscal do Cisreuno, composto por 33 municípios. O prefeito de Tiros (cidade da microrregião de Patos de Minas), Júlio André de Oliveira, foi eleito novo presidente do consórcio.

Ficou definido que o próximo passo do Cisreuno será a reunião dos prefeitos com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

samuuu 0001
Secretária Denise de Oliveira (Saúde) participa de reunião onde se discutiu a extensão do
serviço do Samu para macrorregião do Noroeste de Minas; Unaí quer integrar a rede

samuuu 0002