Hospital Municipal inicia treinamento de servidores para adoção do Prontuário Eletrônico

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Os servidores que fazem atendimento ao público no Hospital Municipal de Unaí "Dr. Joaquim Brochado" e no Pronto-Atendimento (HMU/PA) passam pelo treinamento desde a manhã desta quarta-feira, 8 de setembro, no laboratório de informática das faculdades Factu. A capacitação dos profissionais, que vai até a tarde de sexta-feira, 10/9, é ponto fundamental no processamento do sistema automatizado que será implantado no HMU, a partir da próxima semana.

 

Com a adoção do prontuário eletrônico, todas as informações sobre o paciente estarão centralizadas num sistema automatizado e poderão ser acessadas pelos profissionais, especialmente médicos. Assim, desde a primeira consulta, os dados do paciente do HMU ficam registrados em ambiente on-line, assim como exames e prescrições.

 

Mas essa ferramenta de sistema precisa ser operacionalizada de forma a que cada servidor faça bem sua parte. Por isso, um analista de sistemas da Sonner (empresa de software que atende a Prefeitura de Unaí em variados processos) está na cidade dando o treinamento para os servidores. Wemerson Castro conta que o servidor do HMU não precisa ter mais do que conhecimentos digitais básicos para entender e utilizar o sistema.

 

"A gente vai criar simulações, mostrar na tela do computador, apontar os erros e, a partir dos erros, mostrar o jeito certo de fazer. Algumas pessoas que nem sabem ligar o computador saem capacitadas para operar o sistema", explica o analista de sistemas, que conta com a ajuda de dois outros instrutores para o treinamento: um de Paracatu e uma de Unaí.

 

Vantagens

 

O processo vai envolver desde recepcionistas e faturistas até o gestor municipal, passando por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, bioquímicos, atendente de farmácia e demais profissionais do HMU. "É um trabalho interligado, um dependendo do outro. O treinamento é essencial para que cada um saiba a importância do seu papel, a necessidade de fazer correto, com atenção. Por isso, fazemos diversas simulações durante a capacitação", explica Wemerson.

 

Com a adoção do prontuário eletrônico, o Hospital Municipal vai sistematizar todo o processo de entrada do paciente, fazer a digitação das fichas via sistema, fazer eletronicamente a prescrição e o acompanhamento de exames. O resultado dos exames do Laboratório Municipal também estrão disponíveis on-line, no site da Prefeitura. O sistema permitirá também à familia ter os dados da internação do paciente no site da Prefeitura.

 

O sistema de prontuário eletrônico vai permitir ao gestor ter mais controle sobre rastreabilidade de medicamentos e de material médico-hospitalar, fazer auditoria de sistema para saber exatamente como foi o atendimento de cada paciente, em quanto tempo e com que qualidade. "O sistema vai gerar processo de validação de atendimento, com auditoria e tudo o mais", garante o analista.

 

Os dados e as informações geradas pelo sistema eletrônico permitirão, tanto ao gestor da saúde, quanto ao prefeito, saber rapidamente quantos pacientes foram atendidos, procedimentos mais executados e menos executados, doenças e procedimentos mais e menos frequentes, entre centenas de dados e informações que servirão para a Administração Municipal nortear suas políticas públicas.

 

O analista da Sonner conta que o resultado positivo desse sistema pode ser conferido no hospital da cidade mineira de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. "Fez muito sucesso lá, num hospital com o mesmo porte do hospital de Unaí".

 

 prontlett 0001

prontlett 0002

prontlett 0003

prontlett 0004

prontlett 0005

prontlett 0006

prontlett 0007

prontlett 0008

prontlett 0010







top