Saúde presta contas do 1º quadrimestre de 2021 em audiência pública realizada nessa quarta (14/7)

A reunião pública para prestação de contas ocorreu no plenário da Câmara Municipal, foi presidida pela secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, e contou com a participação direta dos coordenadores de todos os setores da Saúde Pública Municipal. Presença ainda dos vereadores Paulo Arara (presidente da Câmara), Eugênio Ferreira (suplente da Comissão de Saúde), Ronei do Novo Horizonte (efetivo da Comissão de Saúde) e Valdmix Silva (suplente da Comissão de Saúde). A audiência pública foi amplamente divulgada pela Prefeitura, por se tratar de um espaço para apresentação de dados, fornecimento de informações, oportunidade de debate e saneamento de dúvidas.

A secretária de Saúde abriu a audiência às 13h42. Cerca de quatro horas depois, o último coordenador ainda exibia os números de seu setor. As apresentações foram feitas com base em dados constantes do Relatório Detalhado Quadrimestral (1º quadrimestre 2021) produzido por técnicos da Sesau. Este documento fará parte do Relatório Anual de Gestão. A legislação determina que os relatórios quadrimestrais e anual da prestação dos serviços de saúde sejam demonstrados e submetidos à apreciação do público em audiência.

Assim foi feito em relação ao 1º quadrimestre. Setor por setor, os dados foram apresentados e, dependendo do questionamento dos presentes (especialmente dos vereadores), foram explicados pelos coordenadores. Em alguns casos, a secretária Denise complementou as informações de gestão.

A ordem de apresentação dascoordenadorias da Sesau: Fundo Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vacinação, Serviço de Atendimento Médico Especializado (Same), Atenção Básica, Planejamento Familiar e Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Transporte Hospitalar, Hospital Municipal, Laboratório Municipal, Policlínica, Vigilância Sanitária, Farmácia Básica, e Central de Regulação.

Os dados e informações apresentados neste relatório estarão disponíveis no site da Prefeitura, para apreciação pública. Podem também ser conferidos, presencialmente, na Secretaria Municipal de Saúde ou no Conselho Municipal de Saúde.

pconsall 0001

pconsall 0002