Unaí recebe Força Nacional de Saúde e cria Comando Operacional de Emergência em Saúde

Equipe da Força Nacional do SUS, composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos já estão atuando (desde a noite passada) no Hospital de Campanha, instalado no Parque de Exposições de Unaí. Paralelamente, o município instituiu na tarde dessa quarta-feira, 24 de março, o Comando Operacional de Emergência em Saúde (COES), para gerenciar as ações articuladas e unificadas no enfrentamento da crise gerada pela pandemia. A chegada da Força Nacional do SUS e a instituição do comando único é uma resposta do Governo Federal a uma solicitação de ofício encaminhado pelo prefeito José Gomes Branquinho ao Ministério da Saúde.

A solicitação do prefeito, atendida pelo Governo Federal, é uma resposta rápida ao agravamento da situação da pandemia em Unaí, que é sede de microrregião de saúde e atende outros 11 municípios. A força-tarefa do SUS, formada por profissionais com experiência em situações de calamidade e emergência em saúde pública, vai treinar e trocar informações com os profissionais da linha de frente unaiense no combate à covid-19.

O auxílio, todavia, não será somente no atendimento médico-hospitalar direto, mas também na gestão do segmento operacional e administrativo da crise sanitária. A criação do COES faz parte dessa estratégia de combate.

COES

O prefeito Branquinho editou um decreto (5.533), nesta quarta (24/3), instituindo o Comando Operacional de Emergência em Saúde. Trata-se de uma estrutura temporária para elaborar (ou antecipar) ações, buscar soluções e ofertar alternativas para fazer frente aos problemas ocasionados pela pandemia. As deliberações nortearão a tomada de decisões do prefeito.

A estrutura do COES tem como espinha dorsal representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais (via GRS) e da Secretaria Municipal de Saúde de Unaí. O comando, porém, será presidido pelo Gabinete do Prefeito, com total autonomia para tomar decisões imediatas. O gabinete terá o apoio direto da Secretaria Municipal de Saúde e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

O COES é integrado ainda por representação da Procuradoria do Município de Unaí, do Departamento de Compras e Licitações da PMU, da Secretaria Municipal de Fazenda, do Departamento de Fiscalização da PMU, da área de Farmácia Hospitalar do Município, do Hospital Municipal, do Hospital de Campanha.

Possui ainda representantes do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, da Defesa Civil Municipal, da Atenção Primária à Saúde e da Saúde Mental. O Comando Operacional conta ainda com representação do Ministério Público de Minas Gerais, da Polícia Militar, da Gerência Regional de Saúde e do Corpo de Bombeiros Militar.

As deliberações e decisões do Comando terão impacto em Unaí e em toda a microrregião de saúde.

TRABALHO JÁ COMEÇOU

A primeira reunião do COES ocorreu no final da tarde dessa quarta (24), na Prefeitura de Unaí. A partir dali, iniciou-se a construção de um plano de ação para enfrentamento dos problemas que estão ocorrendo ou das dificuldades projetadas. Cada área de atuação ficará responsável por seus respectivos encaminhamentos, conforme as demandas.

Haverá reuniões de elaboração, controle e monitoramento das ações todas as tardes, por volta das 17h30, logo após a divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19. A equipe do COES trabalhará de segunda a segunda, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

coess 0001

coess 0002