Unaí vacinou 10.731 pessoas contra a covid-19; vacinação do segmento dos 65 anos será retomada nesta sexta (9/4)

Do total de 10.731 vacinados em Unaí contra a covid-19 até agora (quinta, 8 de abril), 8.171 tomaram as duas doses e 2.560 tomaram apenas a primeira dose dos imunizantes. Para quem tomou somente a primeira, no entanto, a dose complementar já está garantida (em estoque). Do grupo da saúde, que inaugurou a vacinação em janeiro, 93% foram imunizados.

Entre os grupos de idosos já vacinados, o segmento de 80 a 84 anos foi o que atingiu o maior percentual: 95% de imunizados. O pior percentual até agora é o segmento de 75 a 79 anos, com 77% de imunizados. De acordo com o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a explicação é que algumas pessoas estão optando por não tomar a vacina.

Nesta semana, a Sesau foi obrigada a suspender a vacinação do segmento de 65 anos, por falta de doses. A última remessa que chegou a Unaí, segunda-feira passada (5/4), veio com 46 doses.

O setor de Epidemiologia fará um remanejamento para retomar a vacinação desse segmento (65 anos) nesta sexta-feira (9/4). O remanejamento será possível, porque uma nova remessa deve chegar na próxima segunda-feira (12/4). De acordo com a coordenadora de Epidemiologia, Adriane Araújo, essa nova remessa será somente para garantir a dose complementar de quem já tomou a primeira.

No caso da AstraZeneca, a segunda dose é aplicada três meses depois, e no caso da CoronaVac, entre 14 e 28 dias após a primeira dose. A determinação do Estado para esta é que seja aplicada no 28º dia. Quando toma a primeira dose, a pessoa já é informada da data da aplicação da segunda.

FORÇAS DE SEGURANÇA E DOENTES CRÔNICOS

As forças de segurança (Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo) também entraram na lista de grupos prioritários para a vacinação, mas a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de doses suficientes para a imunização dos efetivos.

Em caso de doses insuficientes, a Sesau aguarda uma definição de quem terá prioridade dentro das forças e dentro dos variados segmentos existentes nas corporações. "Se todos tiverem prioridade, fica difícil. Em caso de quantidade insuficiente de doses, quem deve tomar primeiro?", questiona Adriane.

As pessoas com comorbidades – entre as quais diabetes, doenças pulmonares graves e crônicas, hipertensão, problemas de coração, doença cerebrovascular, doença renal crônica, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down, HIV e cirrose hepática – ainda aguardam na lista de grupos prioritários para vacinação.

Sem a previsão de chegada de quantidade considerável de doses, ainda não se tem um cronograma formado para a vacinação desses próximos grupos, considerados prioridade na imunização.

ATÉ A ÚLTIMA DOSE

Até agora, segundo Adriane Araújo, o sistema de saúde não contabilizou nenhuma perda de dose de vacina em Unaí. Se percebem que haverá "sobra" naquele dia, agentes da Secretaria de Saúde entram em contato com alguém da fila de um segmento imediatamente abaixo na escala de vacinação. Assim, não há desperdício.

"Por exemplo, se hoje é dia de vacinar o grupo de 90 anos e a gente percebe que vai sobrar alguma dose, o pessoal liga logo para alguém de um grupo de 85 a 89 anos e pede um de 89 para ir ao posto de saúde tomar aquela dose antecipadamente. Os PSFs têm listas de pessoas das famílias atendidas", explica.

Os pontos fixos de vacinação em Unaí são as unidades básicas de saúde do Caic, do Novo Jardim, do Politécnica, do Cachoeira e do Canabrava. Essas unidades estão vacinando exclusivamente contra a covid. Possuem estrutura com sala de vacina, câmara para resfriamento dos imunizantes e aparelhos de ar-condicionado ligados 24 horas por dia.

vacovv 0001