Saúde retoma serviços odontológicos; Atendimentos de dentistas liberados em seis PSFs

A retomada dos serviços odontológicos nas unidades básicas de saúde unaienses se deve à flexibilização de medidas restritivas de enfrentamento à pandemia. Entretanto, nem todos os procedimentos estão liberados. A pessoa com problemas bucais que precisa de um dentista já pode procurar qualquer um dos seis postos que estão efetuando o atendimento: Caic, Mamoeiro, Politécnica, Jacilândia, Novo Jardim e Canabrava.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

UBS Mamoeiro: das 7h às 13h
UBS Politécnica: das 7h às 12h30 e das 13h às 19h
UBS Jacilândia: das 7h às 11h
UBS Novo Jardim: das 7h às 11h
UBS Caic: das 7h às 11h e das 13h às 17h
UBS Canabrava: das 18h às 22h

SERVIÇO NÃO PAROU, ESTAVA ATENDENDO "URGÊNCIA E EMERGÊNCIA"

Com o avanço da pandemia a partir de março de 2020 e o estabelecimento de medidas de restrição, para conter a transmissão do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu centralizar o atendimento somente no PSF Politécnica, apenas para procedimentos de urgência e emergência em saúde bucal. Os atendimentos eletivos (que podiam esperar) foram suspensos.

Mas em nenhum momento (mesmo com o agravamento da pandemia) a população unaiense ficou sem profissionais de saúde bucal de plantão, para restaurações provisórias de emergência ou extrações urgentes. Em nenhum momento, esses profissionais trabalharam sem equipamentos de proteção individual (EPIs), que se tornaram tão difíceis e caros naqueles primeiros meses da pandemia. Muitos municípios sofreram com a escassez. Unaí conseguiu superar o momento difícil.

Para a retomada dos atendimentos, hoje, os profissionais da saúde bucal dispõem de todos os equipamentos de proteção usados em Unidades de Terapia Intensiva (máscara N-95, capote, sapatilha descartável propé, protetor facial "face shield", luvas) e já estão devidamente vacinados (com as duas doses) contra a covid-19.

PROTEÇÃO DO PACIENTE

Voltar ao atendimento odontológico "quase normal" requer do setor de saúde bucal do município um forte trabalho de observação dos protocolos sanitários para proteger o paciente. A orientação é fazer efetivo trabalho de assepsia do local entre um paciente e outro, com folgas na agenda para evitar aglomerações na espera. A agenda será adaptada aos protocolos de biossegurança. Portanto, o atendimento não será como antes.

Procedimentos como restauração dentária (alguns tipos) ou raspagem do tártaro e remoção da placa bacteriana estão liberados. A limpeza dental, porém, ainda não, porque envolve uma grande dispersão de aerossol no local (com disseminação de saliva) quando da utilização do jato de bicarbonato, por exemplo.

A orientação da coordenadoria de Saúde Bucal é que o paciente com dor de dente, gengiva sangrando, dente cariado ou com sensibilidade, procure o setor de odontologia num dos PSFs e consulte o dentista. "Quem está com problemas nos dentes não deve mais esperar. É hora de procurar o dentista. Chegando ao PSF, a pessoa nem precisa passar na recepção, pode ir direto no consultório e procurar o dentista", recomenda a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Rejane Borges.

OUTRAS UBSs TAMBEM TERÃO DENTISTAS

As unidades de saúde do Divineia, Bela Vista, Primavera, Novo Horizonte e Cachoeira ainda não contam com consultório odontológico, mas a intenção da Administração Municipal seria implantá-los este ano nas UBSs.

O primeiro desse grupo a ser instalado, com o consultório em fase final de montagem, é o da UBS Cachoeira. Deve ser inaugurado nos próximos dias.

voltdentt 0001