Covid-19: fiscalização alerta que festas, com aglomeração, continuam proibidas

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Nenhum alvará está sendo liberado pela Prefeitura para a realização de festas. O chefe da fiscalização da PMU, Ronald Lima de Paiva, afirma que mais uma vez a fiscalização vai notificar (em alguns casos multar) os donos de chácaras e de locais para evento. Ele ressalta que toda vez que a fiscalização fica sabendo de uma dessas festas, clandestinas, aciona a Polícia Militar, para tomar as providências cabíveis.

 

A desobediência aos dispositivos dos decretos municipais pode sujeitar produtores ou organizadores de festas clandestinas a processos. Os frequentadores também podem passar por constrangimento, ao serem abordados em operações policiais.

 

Ronald lembra que o Decreto Municipal 5.419, em seu artigo 7º, vem disciplinando a realização de festas no município neste momento de pandemia. Portanto, estão permitidas festas somente de natureza familiar (casamento, batizado, aniversário), mesmo assim com restrições e recomendações: o número de convidados não pode exceder a 100, uso obrigatório de máscaras, observação do distanciamento social e obediência às variadas recomendações de higienização do ambiente e de objetos.

 

Ronald afirma que não há clima de "liberou geral" como alguns querem fazer crer. Ele admite que algumas medidas foram sendo flexibilizadas, mas com muitas restrições e recomendações que visam à proteção pública. Ele cita, por exemplo, o uso reiterado de máscara como fator importante para proteção tanto do indivíduo como da população. "A Prefeitura faz sua parte, mas a sociedade, os comerciantes, clubes de serviços, igrejas, precisam nos ajudar".

 

AGLOMERAÇÃO

 

A secretária de Saúde, Denise de Oliveira, disse ter ficado incomodada ao se deparar com grande quantidade de adolescentes aglomerados na rua Nossa Senhora do Carmo, Centro, no último domingo (15/11). O motivo da aglomeração: som automotivo.

 

Ela faz um apelo: "Pedimos à população que se cansou e, principalmente ao público adolescente, que nos ajude. Apesar de os números estarem aparentemente sob controle, mais de 200 pessoas foram atendidas na Central Covid do Parque de Exposições somente num dia da semana passada". Até o início da tarde desta sexta (20/11), dois pacientes com Covid-19 encontravam-se internados na UTI do Hospital Santa Mônica e outro internado na Central Covid do Hospital Municipal.

 

coronn 0001




top