Unaí recebe 1.328 doses da vacina contra covid-19

A campanha de vacinação começará oficialmente nesta quarta-feira (20/1), às 10 horas. Serão vacinados nessa primeira etapa os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19, maiores de 60 anos que residem em abrigos de longa permanência, e pessoas com deficiência que também estão em instituições. O imunizante é suficiente para 664 pessoas desses grupos tomarem as duas doses preconizadas.

A remessa total de 3.720 doses da Coronavac chegou ao aeroporto de Unaí por volta das 8h da manhã desta terça. De Belo Horizonte, as remessas partiram de manhã para todo o Estado. Unaí foi a quinta regional de saúde de Minas Gerais a receber a vacina. Parte dos imunizantes seguirá para os municípios do noroeste cobertos pela Gerência Regional de Saúde, com sede em Unaí. A previsão é entregar o material aos municípios até as 17h desta terça. Já estão providenciadas as câmaras frias, de última geração, para manter a temperatura das vacinas.

Os veículos da Saúde vão percorrer quatro rotas saindo de Unaí, escoltados pela Polícia Militar, que dará o apoio durante o trajeto e garantirá a segurança, por 24 horas, nos locais de armazenamento da vacina. "Para evitar Intercorrências durante o deslocamento, ou mesmo prevenir furtos e roubos nos locais onde ficarão armazenadas", confirma o tenente-coronel Braga, do 28º Batalhão da Polícia Militar.

Mas para iniciar a campanha de imunização nesta quarta, é necessário ter seringas e agulhas suficientes. Segundo o diretor da Gerência Regional de Saúde Unaí (GRS), José Juliano Espíndula, já estão disponíveis 27.720 seringas para aplicação imediata. E outras 53.500 seringas estão a caminho de Unaí.

O prefeito em exercício, Waldir Novais, e a secretária de Saúde, Denise de Oliveira, estiveram no auditório da GRS para receber a remessa unaiense. Ambos expressaram "alegria e satisfação", afirmaram ser aquele um momento de gratidão (à Deus, aos governos, às instituições).

Aproveitaram para pedir à população que não abandone as medidas preventivas mais conhecidas para conter a transmissão do coronavírus: usar máscara de proteção facial, higienizar as mãos (lavando constantemente com água e sabão ou usando álcool em gel com frequência) e evitar aglomerações (mantendo o distanciamento social).

PRIMEIROS VACINADOS EM UNAÍ

O médico Juliano Machado Ramos, que atua na Central de Atendimento à Covid (no Caic), foi a primeira pessoa de Unaí a receber uma dose de coronavac. Ele aproveitou o momento para homenagear as 62 famílias da cidade que perderam seus entes queridos, vítimas da covid-19. "Diuturnamente, nós vemos a dor que essa doença causa", justificou.

Depois de receber uma salva de palmas pela iniciativa da homenagem, o médico disse que "a luta não acabou". Segundo ele, trata-se do início de uma nova fase. "Redobraremos nossa força, redobraremos nossa confiança e vamos até o final", sentenciou, emocionado.

Outros dois profissionais de saúde receberam a primeira dose do imunizante: o médico Joaquim Tomaz da Silva, diretor técnico do Hospital Municipal e linha de frente no combate à covid, e a enfermeira Vívian Kelly de Jesus Mendes da Rocha, que atua na ala Covid do Hospital Municipal.

covacc 0001

covacc 0002