Covid-19: grupo vacinado esta semana em Unaí deve tomar a segunda dose em 15 dias

Três equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) foram a campo na quarta-feira (20/1), logo pela manhã, para iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 em Unaí. Uma das equipes foi para o Abrigo Frei Anselmo, enquanto outra dirigiu-se ao Hospital Municipal e uma terceira seguiu para os PSFs. Missão: vacinar os idosos, médicos e profissionais da enfermagem do Abrigo Frei Anselmo; médicos e pessoal da enfermagem do Hospital Municipal, da Central de Atendimento à Covid, da UTI IntenseLife do Hospital Santa Mônica e ainda médicos e profissionais de enfermagem que atuam nos PSFs.

Como havia doses para 662 pessoas, a vacinação continuou na quinta e manhã de sexta, quando foram vacinados médicos e pessoal da enfermagem da linha de frente que atua nos hospitais particulares, no serviço de coleta dos laboratórios, no serviço radiológico (raios-X e tomografias) e 28 motoristas de ambulâncias. Na tarde desta sexta (22/1), ainda vacinariam pessoal da linha de frente que atua no serviço particular de hemodiálise na cidade. Profissionais de saúde que estão em licença médica ou de férias-prêmio não foram vacinados, assim como também não tomaram vacina os profissionais de saúde que fazem serviço administrativo.

O setor de Vigilância Epidemiológica da Sesau ainda não tem números totais fechados desta primeira etapa da campanha, aguarda pelo resultado da tarde desta sexta. Todas as pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac deverão tomar outra dose nos próximos 15 dias, para garantir a eficácia completa do imunizante. A segunda dose já está assegurada. Se depois de vacinados esses primeiros grupos ainda sobrarem doses, serão aplicadas no pessoal que trabalha na recepção e limpeza do Hospital Municipal e Pronto-Atendimento.

A Sesau ainda não tem informações sobre quando ocorrerá a próxima etapa da vacinação, ou quem serão os grupos prioritários para tomar a vacina. Cabem ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais receberem as remessas do imunizante, fazê-las chegar aos municípios e determinarem qual será o próximo público-alvo da campanha.

corovv 0001