Saúde pede que população cuide de seus quintais, para evitar epidemias simultâneas de dengue e covid-19

Como se não bastasse a preocupação das autoridades sanitárias com os efeitos da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde vem alertando para a possibilidade de ocorrência de epidemias simultâneas de covid e dengue. Além de sobrecarregar o sistema de saúde da cidade, as duas doenças juntas podem agravar, e muito, o quadro geral de saúde de um paciente acometido ao mesmo tempo por dengue e covid.

Um sinal de alerta foi aceso em Unaí, depois que saiu o resultado do LIRAa feito pela Secretaria Municipal de Saúde entre os dias 11 e 19 de janeiro. O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti revelou um altíssimo indicador médio de infestação larvária na cidade. O índice aceitável pelo Estado não pode passar de 1%. Em Unaí, a média dos quatro estratos pesquisados chegou a 12%. Em algumas regiões como Cachoeira (e bairros vizinhos) e Primavera (e vizinhos) o índice de infestação de larvas do mosquito da dengue bateu nos 16%.

Reclamações chegam diariamente ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) dando conta da infestação de mosquitos na cidade. Entre os quais, claro, o Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. Dos quatro tipos de vírus da dengue existentes, os subtipos 1 e 2 ocorrem com frequência em Unaí. Ou seja, muitos unaienses já pegaram e, em tese, estão imunes. O dois é o mais frequente. Os subtipos 3 e 4 não foram isolados na cidade. Se houver uma introdução do três, por exemplo, pode haver um surto ou mesmo epidemia de dengue na cidade.

Em 2020, Unaí registrou 1.723 pessoas com dengue. Nos 20 primeiros dias de janeiro de 2021, os registros apontam 314 pessoas notificadas e 31 casos positivos da doença. Boletim com números atualizados deve sair na segunda-feira (1º/2).

FORÇA-TAREFA FAZ MUTIRÃO DE LIMPEZA DA CIDADE A PARTIR DE 1º DE FEVEREIRO

O resultado do LIRAa, associado à preocupação com a possibilidade da ocorrência de epidemias simultâneas, motivaram a formação de uma força-tarefa que desencadeará um mutirão de limpeza na cidade a partir do dia 1º de fevereiro.

Durante todo o mês, agentes de combate a endemias, com a ajuda de agentes comunitários de saúde, visitarão quarteirão por quarteirão, todos os bairros da cidade. Duas equipes farão o trabalho simultaneamente em regiões diferentes.

Usando máscara de proteção facial contra o coronavírus e luvas, farão inspeção principalmente nas casas com quintais e nos lotes vagos. Nos quintais, vão estimular os moradores a recolher todo e qualquer material que possa acumular água. A orientação é que o morador também esteja usando máscara de proteção facial.

Todo o objeto recolhido será depositado nos sacos de lixo que o agente entregará ao morador. Três caminhões da Prefeitura estarão à disposição para recolher os sacos de lixo. Os lotes vagos também serão inspecionados e recolhidos os objetos que possam acumular água. Dependendo das condições e sujeira do terreno, a retroescavadeira poderá ajudar na ação. Porém, não haverá corte de mato e limpeza geral do terreno, que é obrigação do dono do lote.

"Queremos chamar a população à responsabilidade neste momento. O agente vai chegar na casa, abordar o morador, explicar o resultado do índice de infestação larvária do mosquito da dengue, pedir a colaboração para manter os quintais limpos e lembrar do perigo da ocorrência de epidemias simultâneas, como dengue e covid", afirmou o supervisor-geral do Centro de Controle de Zoonoses de Unaí, Daniel Caetano dos Santos. O CCZ é um órgão da Secretaria de Saúde de Unaí.

O cronograma com os dados sobre o bairro e a data do mutirão de limpeza pode ser conferido diariamente nas redes sociais oficiais e aplicativo de mensagem da Prefeitura (Facebook, Instagram e WhatsApp). A Administração Municipal solicita à população que receba bem os agentes e siga as orientações.

decoron 0001