Vacina covid: Unaí recebeu 930 doses nesta segunda (1º/12)

As novas doses de CoronaVac e AstraZeneca já estão na Secretaria Municipal de Saúde de Unaí e devem ser usadas para vacinar pessoal restante da área de saúde: médicos e pessoal de enfermagem que ainda não foram vacinados, pessoal de laboratório, de clínicas médicas, de unidades básicas e ainda os servidores que trabalham na recepção, limpeza, lavanderia e cozinha do Hospital Municipal. Esse pessoal restante deve ser vacinado nesta terça e quarta. Após balanço na tarde de quarta-feira (3/2), as doses que sobrarem serão utilizadas, na quinta e na sexta, para imunizar um novo grupo da saúde, provavelmente os dentistas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e responsável pela logística de vacinação em Unaí, Adriane Araújo, afirma que a campanha está seguindo uma ordem de prioridades estabelecida em Notas Técnicas divulgadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. "O grupo dos profissionais de saúde é prioritário para vacinação, mas dentro deste grupo existem os mais prioritários, os da linha de frente, há uma ordem para isso", justifica Adriane.

Ela explica ainda que profissionais da saúde de licença-prêmio, por exemplo, só vão ser vacinados quando voltarem ao trabalho. Os profissionais de saúde que desempenham funções administrativas só serão imunizados mais à frente, por não estarem trabalhando em centros cirúrgicos, consultórios, enfermarias ou na linha de atendimento aos pacientes.

Indagada sobre quando outros grupos, como idosos ou pessoas com comorbidades (doenças preexistentes), serão vacinados, Adriane respondeu que vai depender da capacidade do Estado em entregar as novas remessas. Enquanto isso, o município vai preparando sua logística de vacinação, que não será fácil.

Por exemplo, a CoronaVac, que na primeira remessa apresentou ampola com uma dose de imunizante, agora trouxe dez doses num mesmo recipiente. Para abri-lo, é necessário que haja uma fila com dez pessoas, para não desperdiçar o imunizante. Se a pessoa tomou a primeira dose de um tipo de vacina, a de reforço também tem de ser da mesma marca. O tempo de espera entre a primeira e a segunda doses são diferentes na CoronaVac e na AstraZeneca.

Os desafios da logística estão apenas começando.

vachh 0001