Saúde Municipal inaugura Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19

A unidade foi instalada provisoriamente no Palácio Rural do Parque de Exposições de Unaí na manhã desta sexta (26/6). O centro vai atender pacientes com sintomas de gripe, ou eventualmente com alguma síndrome respiratória. Funcionará das 7h às 11h e das 13h às 17h, diariamente. A equipe do Centro de Atendimento é formada por dois médicos, três enfermeiras (com experiência em testagem) e quatro técnicas de enfermagem.

Toda pessoa com sintomas de gripe deve procurar o centro de atendimento, onde ela será acolhida e orientada. Conforme o caso, será acompanhada em domicílio pela equipe do PSF de cobertura. Caso seu bairro não seja coberto por PSF, será monitorada pela equipe volante da Secretaria de Saúde, formada (exclusivamente) para efetuar atendimentos nesse momento de pandemia.

TESTAGEM

A testagem será feita em pacientes com manifestação de sintomas entre o 10º e o 14º dia. Esse período foi estipulado por profissionais médicos com base em protocolos e observação dos casos ocorridos em Unaí.

Em caso de testar positivo, o paciente já sairá do Centro de Atendimento com o diagnóstico e a medicação prescrita pelo médico atendente.

QUANDO PROCURAR A UNIDADE?

Diante de qualquer manifestação de sintomas de gripe, o paciente já pode procurar a unidade, para as orientações protocolares e monitoramento.

Um dos objetivos da instalação do Centro de Atendimento é para evitar que as pessoas procurem o Pronto-Socorro (PA) ou outros hospitais da cidade, ampliando a possibilidade de contágio em caso de infecção.

POR QUE NO PALÁCIO RURAL?

A instalação da unidade no Palácio Rural do Parque de Exposições se deve a condições de espaço (amplo), iluminação, ventilação e, porque não, proximidade com o Pronto-Socorro do Hospital Municipal. Esses pré-requisitos obedecem às exigências do Ministério da Saúde.

TELEATENDIMENTO MÉDICO CONTINUA FUNCIONANDO

A inauguração da unidade não cancela o serviço do teleatendimento médico, que segue prestando as informações por telefone, dirimindo dúvidas ou orientando a população sobre a Covid-19.

Os médicos continuam esse atendimento remoto de segunda a sexta, das 7h às 17h. o número do teleatendimento é o 3677-4988.

cacc 0001

cacc 0002