Covid-19 em Unaí: 1º caso de internação no HMU teve alta hospitalar

Homem, na faixa dos 30 anos, foi o primeiro paciente internado no Hospital Municipal de Unaí (HMU) vítima da Covid-19. Ele deu entrada no HMU no dia 11 de maio, com resultado positivo para coronavírus. Chegou com estado de saúde variando de moderado a grave e permaneceu internado até essa segunda, 18, quando saiu em "excelente estado geral". O relato é do médico Joaquim Tomaz da Silva, diretor-clínico do Hospital Municipal.

"O paciente recebeu alta, porque apresentou melhora. As medicações fizeram os efeitos desejados. Ele está em casa, sem necessidade de uso de oxigênio".

Logo que chegou ao HMU, conta Dr. Joaquim, o paciente recebeu oxigênio, porque estava "saturando" muito baixo: em torno de 80%. Foi submetido a uma terapia de oxigenação pela máscara de Venturi. "Com isso, conseguimos fornecer uma oxigenação maior", afirma o médico.
Além da oxigenoterapia, o paciente também foi tratado com medicamentos: antibiótico, anticoagulante subcutâneo, hidroxicloroquina 400mg, tamiflu 75mg, azidromicina 500mg, dipirona e nausedron.

Em casa

Depois de receber alta, o paciente foi para a casa da mãe. Foi recomendado a ficar isolado dentro de casa (a ciência ainda não sabe se ele pode se reinfectar), até sair o resultado do teste de sua mãe para o coronavírus.

Foi pedido a ele ainda que nas próximas duas semanas evite frequentar ambientes com grande movimento de pessoas, como bancos, restaurantes, supermercados. "Pedimos que ele evite participar de reuniões", resume o médico.

Duas internadas na ala Covid, outro chegando

Duas mulheres ocupavam a ala Covid do HMU na manhã desta terça (19/5). Uma estava prestes a ser liberada, por ter testado negativo para a Covid-19, mas continuaria internada em ala normal do HMU, para tratar de uma pneumonia.

A outra aguardava resultado de exame para o coronavírus. Faltou reagente na rede privada de laboratórios, e o material foi enviado para a Funed, em Belo Horizonte. Portanto, por estar sintomática para covid e estar grávida, vai continuar aguardando, internada na ala.

Na manhã desta terça, a ala Covid do HMU também aguardava a chegada de um novo paciente para internação, este proveniente da cidade de Bonfinópolis de Minas, com sintomas bem acentuados de Covid-19.

Recomendações gerais

Dr. Joaquim pede à população que evite aglomerações públicas, mantendo a distância social de segurança, usando máscara de proteção e higienizando frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

"É importante que a população ajude o sistema público de saúde, senão ele não aguenta". O diretor-clínico do HMU lembra que "é tudo ainda muito indefinido" sobre a Covid-19. "A previsão de alcançar o pico da curva de infectados não chegou ainda, e a gente nem sabe quando vai chegar", lamenta.

hospmuu 0001