Prevenção ao coronavírus provoca modificações no atendimento em unidades de saúde

Apesar de Unaí não ter notificado nenhum caso de coronavírus (causador da Covid-19), a Saúde Municipal está aumentando o cerco preventivo contra uma eventual disseminação do vírus no município. Afinal, pessoas saem da cidade e chegam a todo o momento. Para além das medidas estabelecidas pelo Decreto Municipal editado pelo prefeito na noite de segunda (16/3), a Secretaria de Saúde de Unaí (Sesau) está adotando medidas de restrição e limitação do fluxo de pessoas em suas unidades, para evitar aglomeração e prevenir uma eventual disseminação de vírus.

NA CENTRAL DE REGULAÇÃO, as consultas passam a ser marcadas somente pelos telefones 3677-5057/5059/5061. Já os exames continuarão a ser agendados (pessoalmente) no local, porém só serão permitidas 15 pessoas dentro da unidade, as outras terão de aguardar do lado de fora.

NA POLICLÍNICA, que também possui grande fluxo de pessoas, a orientação é que os "encaixes" para consultas sejam aguardados do lado de fora. "Como os encaixes são feitos a cada hora, orientamos as pessoas a darem uma volta na praça (em frente) e a voltarem só no momento certo", afirma a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira.

NA FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL, que possui área pequena para os usuários, a orientação é que as pessoas não se aglomerem e, caso estejam lá dentro, mantenham a distância de 1,5 metro de uma para a outra.

NO HOSPITAL MUNICIPAL, as equipes estão preparando o local para evitar aglomerações. A determinação principal é "abrir espaços" para o atendimento. Significa que os médicos vão avaliar caso a caso os pacientes que estejam ocupando leitos no HMU e que já possam receber alta hospitalar. "Os médicos estão reavaliando a questão da alta médica. Quem pode ir para casa, está sendo liberado sob alta assistida", ressalta Denise.  No ambiente hospitalar, o paciente pode estar correndo mais riscos de uma eventual contaminação.

Com relação ao PRONTO-SOCORRO MUNICIPAL, a secretária encarece à população que só procure a unidade se realmente houver urgência e emergência. "As pessoas não devem se aglomerar no PA apenas esperando por uma consulta ou por outro atendimento que pode ser feito num PSF. Lá é uma unidade muito pequena, que não comporta muita gente, e pode ser perigoso em caso de disseminação de vírus".

Nessa nova fase, cada dia é um direcionamento diferente, conforme as coisas vão acontecendo. "Estamos alinhando todas as unidades com protocolos de segurança e proteção", explica a secretária Denise, ao justificar as novas medidas.

"O mais importante neste momento é trabalhar a questão do fluxo de pessoas, evitar as aglomerações". Para Denise, o momento agora é de adiar consultas e exames de rotina e liberar as unidades de saúde, principalmente o pronto-socorro.

secsauu 0001