Coronavírus Unaí: que fazer em caso de sintomas?

A pessoa que estiver com febre alta, tosse seca, nariz escorrendo (coriza) deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS). Se possível, telefonar antes comunicando o caso, para que a equipe de saúde se prepare adequadamente para o atendimento, inclusive oferecendo ao paciente uma máscara de proteção. Já em casos com sintomatologia mais grave, como dificuldade de respiração, a orientação é procurar o Pronto-Socorro, o PA do Hospital Municipal. Se possível, a equipe deve ser avisada por telefone antes da chegada do paciente, para os preparativos. "Se a equipe estiver preparada, o atendimento será mais rápido", observa a secretária municipal Denise de Oliveira (Saúde).

Quem passou por locais como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, ou qualquer outra cidade onde já esteja ocorrendo a transmissão comunitária, é tratado como "provável suspeito" e, se for o caso, fazer o próprio isolamento domiciliar. Ato contínuo, a pessoa deve fazer contato com a Secretaria Municipal de Saúde relatando o caso. De acordo com a secretária municipal Denise de Oliveira, "essa pessoa será monitorada por telefone".

ISOLAMENTO X RESTRIÇÃO DOMICILIAR

Em isolamento por causa do coronavírus, o paciente deve ficar restrito a um único cômodo da casa, com os objetos separados (copo, talher, prato, toalhas) dos outros moradores. "Deve ser tudo bem individualizado mesmo", ressalta Denise.

Ela explica que, no caso de restrição domiciliar, a pessoa ficará restrita no seu domicílio, mas não isolada num cômodo. Os casos serão monitorados pelos profissionais de saúde.

A higiene pessoal, principalmente das mãos, é o principal método preventivo. Denise lembra que higienizar a casa, limpar os objetos pessoais, as maçanetas das portas, a limpeza geral, enfim, são muito importantes neste momento.

"Aproveitamos para pedir à população pra que fique mais em casa, não é período de férias, não é período para passeios. Ficando em casa, aproveitar para higienizar objetos e fazer uma limpeza geral".

NOTÍCIAS FALSAS

Diante do turbilhão de notícias falsas sobre o coronavírus que "viralizam" em redes sociais, a secretária Denise ecoa o prefeito Branquinho, ao repetir que todas as informações sobre a doença serão divulgadas pelo município, de forma clara e transparente. "As pessoas devem conferir a veracidade das informações no site oficial ou nas mídias sociais da Prefeitura. Pedimos à população que não compartilhe notícias falsas, o que só piora a situação", disse Denise.

A ideia, segundo a secretária, é lançar boletins epidemiológicos diários com informações sobre o coronavírus em Unaí, que será divulgado pelos canais de comunicação oficiais da Prefeitura. "Vamos informar tudo, se houver casos suspeitos, casos confirmados, tudo será divulgado".

corona 0001