Novos profissionais da saúde participam de evento de integração, antes de ocuparem vagas nas unidades

Depois de tomarem posse como ocupantes de cargo efetivo na Prefeitura de Unaí nessa segunda-feira (2/12), os 67 novos servidores da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram suas atividades com um evento de integração (ocorrido no auditório da Cnec), no qual os empossados (um a um) puderam se apresentar, falar de suas expectativas em relação ao trabalho e manifestar seu desejo de atuação, ou seja, o local onde pretendem trabalhar dentro da estrutura da saúde, em conformidade com o perfil pessoal e profissional de cada um. Essa primeira etapa da apresentação foi acompanhada pela secretária de Saúde, Denise de Oliveira, pela diretora administrativa do Hospital Municipal, Sibelle Lourenço, e pela coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Sonária Faria.

Sobre os novos profissionais da Saúde Municipal, a secretária Denise explica que não está havendo aumento no quadro de profissionais. Eles, de fato, estão substituindo outros profissionais que trabalhavam na estrutura da saúde com contrato administrativo temporário. "Nós entendemos que perdemos ótimos profissionais do contrato. Esses contratos vinham sendo prorrogados. Mas os cargos devem ser preenchidos por servidores concursados. Essa a regra do jogo, conforme apregoa a legislação brasileira", explica Denise, reconhecendo que houve um concurso público aberto a todos os aptos, de divulgação ampla e concorrência pública aberta. A secretária lembrou que ainda faltam ser empossados alguns servidores convocados para a saúde, mas que solicitaram prorrogação do prazo para a posse. Entre esses, quatro médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que devem completar o quadro nos próximos dias.

Ainda na tarde dessa segunda, falaram aos novos servidores o secretário municipal de Administração, Pedro Imar Melgaço, que abordou temas relacionados ao Estatuto do Servidor Público, seus direitos e deveres, e reforçou sobre o que pode e o que não pode ser feito na Administração Pública. A secretária Denise falou sobre a regionalização da saúde, via Plano Diretor de Regionalização, documento que define a área de abrangência da saúde regional, e ainda deu detalhes sobre a Pactuação Programada Integrada, cujo compromisso (firmado em 1999) obriga Unaí a atender mais 11 municípios da região.

Mais integração

O evento de integração dos novos servidores da saúde prossegue nesta terça-feira (3/12), no auditório da Cnec, com novas exposições. Enfermeira da Gerência Regional de Saúde, Érika Antunes Lima fala sobre a rede regional de atenção à saúde, a composição dessa rede e a necessidade dos diversos pontos de atenção.

A mestre em Psicologia Social Neuzani Soares Branquinho fala sobre a Política Nacional de Humanização e o serviço de voluntariado que a Associação dos Voluntários do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado realiza na unidade hospitalar de Unaí. Neuzani é membro integrante da associação.

Fechando o turno da manhã, o servidor Luciano Arantes aborda o papel social de cada profissional, enquanto servidor público, ingressante na rede SUS. Luciano atua como dentista no setor de saúde bucal da Secretaria de Saúde.

Tarde

No turno da tarde, a abordagem será mais técnica, segundo a secretária Denise. O tema Vigilância em Saúde será esquadrinhado pela coordenadora de epidemiologia do município, Adriane Araújo. Em sua exposição, falará especialmente da importância da notificação das doenças, principalmente as de registro compulsório, como a dengue, por exemplo.

Ângelo Coelho, técnico em Segurança do Trabalho do Hospital Municipal, fala sobre normas de biossegurança, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos servidores, prevenção de acidentes e adoção de medidas para evitar a contaminação no trabalho.

E para finalizar o evento de integração dos novos servidores, a exposição da enfermeira Núbia Roberta, também do Hospital Municipal. Ela abordará o tema do gerenciamento dos resíduos sólidos (lixo hospitalar). Falará sobre como evitar a contaminação e sobre como deve ser o descarte correto do lixo hospitalar, no meio do qual está inserido muito material infectocontagioso.

Todas as palestras e exposições já estão contando como dia trabalhado para os novos servidores.

apress 0002

apress 0003