Agosto Dourado: PSFs recebem palestra sobre mitos e verdades da amamentação

Depois de passar por alguns pontos comerciais, escolas municipais e Policlínica, as mensagens do Agosto Dourado chegam às unidades de PSF da cidade. Na manhã desta sexta (16/8), o PSF do bairro Bela Vista foi a primeira unidade a receber a palestra de Zeline Carvalho Lousado, consultora em amamentação e servidora da Secretaria Municipal de Saúde. Zeline falou principalmente sobre os mitos e verdades que envolvem a amamentação e o aleitamento materno.

"O leite materno é o principal alimento para o bebê, tem tudo na medida certa: gordura, proteína, sais minerais e água. Nos primeiros seis meses de vida, o bebê deve alimentar-se exclusivamente do leite materno, não precisa de mais nada". Assim Zeline começou a palestra que duraria pouco mais de uma hora.

Nesse intervalo de tempo, a consultora mostrou posições ideais do bebê durante a amamentação, como deve ser a "pega" no seio, como fazer para aumentar a produção do leite, alimentos não recomendados para as mães nesse período, entre outras dicas preciosas para lactantes de primeira viagem ou até de segunda ou terceira viagens que ainda não tinham conhecimento do assunto.

Alguns mitos também foram abordados para evitar que mães usem de pretextos para não amamentarem: tamanho do peito, leite fraco, leite ralo, criança irritadiça ou que rejeita o peito, situações que, para o senso comum, poderiam significar o apressamento do desmame. "Não existe leite ralo, leite fraco. O leite da mãe é o alimento ideal para o bebê crescer, ganhar peso e começar seu desenvolvimento. O estômago do bebê está preparado para receber o leite da sua mãe, não da tia, da vizinha ou da indústria", ensina Zeline.

Cada item da palestra foi acompanhado por explicações detalhadas e demonstrações materiais. A explanação foi acompanhada por servidoras do PSF Bela Vista e, principalmente, por gestantes. Ao final, a consultora abriu o evento para perguntas e respostas.

Envolvimento familiar

A palestra sobre mitos e verdades da amamentação faz parte de uma campanha mais ampla do Agosto Dourado, de âmbito nacional, que este ano propõe o tema do "empoderamento familiar" durante o aleitamento materno. De acordo com a proposta, toda a família deve estar pronta para ajudar a mãe nesse período em que estiver amamentando.

"Na hora da amamentação, por exemplo, não custa nada ao pai do bebê ir buscar um copo de água para a mãe, enquanto ela amamenta", observa Zeline, acrescentando que ao levantar para buscar água, o ato pode ser interrompido e gerar estresse no bebê.

A mãe precisa de paz e tranquilidade para amamentar. Não pode, por exemplo, ficar preocupada em sair para pagar contas, fazer comida, limpar casa, lavar louças, se outras pessoas da família puderem ajudá-la naquele período. Para a consultora em amamentação, "o empoderamento, com participação familiar, é muito importante para que a mulher possa amamentar o filho tranquilamente. Senão, os afazeres domésticos da mãe podem provocar o desmame do bebê".

Nos primeiros quinze dias deste mês, lembra Zeline, essa mensagem foi levada para pontos comerciais da cidade (Zap Kids, Zap Fashion, Tendência Modas, Supermercados Columbia, Capul e Bretas), para escolas municipais (Glória Moreira, Jovelmira Vasconcelos, Israel Pinheiro e Tomaz Pinto) e Policlínica. "Abordamos as pessoas para que ajudem a incentivar o aleitamento materno e disseminem a mensagem do envolvimento familiar na amamentação".

No próximo dia 20, o Agosto Dourado chega ao Hospital Municipal (HMU), onde as consultoras levarão informação para as mulheres que tiveram filhos recentemente, estão internadas, e para gestantes. Os visitantes que estiverem no HMU serão informados sobre como poderão auxiliar a lactante durante o período da amamentação.

O Agosto Dourado é uma promoção da Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria de Educação, da Secretaria de Cultura e da Associação Comercial e Empresarial de Unaí (ACE).

Mamaço

O 4º Mamaço de Unaí será mais uma oportunidade para que lactantes e gestantes recebam orientações das consultoras e troquem informações e experiências com outras mães que estão amamentando. É neste sábado (17/8), a partir das 9h, na Praça JK (da Prefeitura).

Além de orientar, informar e propor a desconstrução de mitos, tabus e preconceitos sobre a amamentação e o aleitamento materno, o evento oferecerá brincadeiras para a criançada e sorteio de brindes para o público, ofertado pelo comércio da cidade.

agdou1 0004

agdou1 0005