Agosto Dourado: Saúde quer todo mundo envolvido na campanha pela amamentação

A campanha mundial para incentivar o ato da amamentação e o aleitamento materno ganha força especialmente neste mês de agosto. Em 2019, o tema a ser trabalhado será o "Empoderamento Familiar", ou seja, o envolvimento de toda a família no incentivo à amamentação e ao aleitamento materno. E, para garantir a efetividade da mensagem, a Secretaria Municipal de Saúde quer mobilizar profissionais de saúde, pais, mães, filhos, comerciantes e consumidores em geral na campanha. Para isso, vai buscar parcerias especialmente na Associação Comercial e Empresarial de Unaí (ACE). A novidade deste ano são as minipalestras que profissionais de saúde querem dar em lojas, supermercados e outros pontos comerciais da cidade.

Além de envolverem comerciantes, empregados do comércio e consumidores na campanha (para falar sobre a importância do leite materno e do apoio que a mãe lactante precisa para amamentar o bebê), os organizadores vão sugerir que cada ponto comercial ou empresarial ofereça (pelo menos) uma cadeira ou poltrona para que a mãe possa sentar-se e amamentar seu bebê. "A amamentação não tem hora e nem lugar marcados. É a hora que a criança chora, sente fome e precisa do leite naquele momento. E a mãe precisa minimamente de um lugar para sentar", explica a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira.

A mensagem sobre a importância do aleitamento materno (para a mãe e o bebê) e da amamentação no lugar onde a criança quiser (sem problemas com tabus e preconceitos por parte da mãe e da população) será difundida na primeira semana do mês – de 5 a 9 de agosto – no comércio da cidade. Na segunda semana (13 a 16 de agosto), as palestras ocorrerão nas escolas e o público alvo serão os alunos de 8º e 9º ano. No período de 20 a 31 de agosto, as orientações ao público serão nas unidades de PSF e no Hospital Municipal. E no dia 28 de agosto, haverá exposição, no Museu Municipal, de trabalhos sobre a temática da amamentação: os desenhos e pinturas foram feitos por crianças de escolas públicas de Unaí.

Dia D

O 17 de agosto foi marcado como o dia "D" da amamentação. A Praça JK (da Prefeitura) será palco para o "Mamaço" e roda de conversas, com troca de informações e de experiências entre profissionais de saúde, gestantes e mães lactantes. Blitz educativa com distribuição de material informativo também será feita nas imediações da praça.

Toda essa mobilização social do Agosto Dourado pode ser resumida na seguinte explicação, segundo a secretária Denise de Oliveira: "a criança amamentada não precisa de complemento alimentar, não precisa de água, de suco ou de chá, só do leite humano, que tem tudo que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida. Queremos falar sobre os benefícios desse aleitamento materno, das consequências para a saúde da criança que não recebeu este leite e do direito que a mãe tem de amamentar em qualquer lugar, em qualquer hora, sem preconceito e sem tabus".

Além de informações sociais para romper com preconceitos e tabus, a secretária de Saúde afirma que é preciso orientar as mães gestantes ou lactantes sobre as técnicas de amamentação, para evitar sentirem dor ao dar o peito aos bebês e, como consequência, conter atitudes de rejeição, impaciência e intolerância durante o ato. "Quando a criança suga o seio de maneira errada, isso provoca dor. Por isso, queremos ensinar às mulheres a maneira certa para a pegada da criança (pega correta no seio)".

Profissionais de enfermagem, de fonoaudiologia e de psicologia farão parte da equipe que dará palestras, levará informações e participará de rodas de conversas durante o Agosto Dourado.

mamaa 0001