Vacinação contra gripe termina em 31/5, e falta muito para Unaí cumprir meta

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

A campanha de vacinação contra o vírus da influenza termina na sexta-feira, 31 de maio, mas Unaí está longe de cumprir a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cada um dos segmentos que formam o grupo alvo da imunização. Os índices que mais preocupam são as crianças de seis meses até cinco anos de idade (63% vacinados) e as gestantes (68% de vacinação). Outra fonte de preocupação, por formarem um importante grupo de risco, seriam os idosos, mas o índice é considerado bom (88% vacinados). Mulheres que tiveram filho recentemente ou puérperas (87%), professores (68%) e trabalhadores de saúde (74%) completam o principal alvo da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Uma das formas de se evitar a gripe ou surtar os seus sintomas é por meio da imunização. A vacina contra o vírus influenza, que provoca gripe, está disponível nas unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, sem interrupção. Na área rural do município, a campanha termina nesta sexta (24/5). De acordo com o setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, responsável por coordenar a campanha municipal, o índice de efetividade na imunização está sendo muito maior na zona rural, em comparação com a cidade, situação que impacta ainda mais na consolidação geral dos números.

 

Prorrogação

 

A coordenação de epidemiologia já trabalha com a hipótese de prorrogar a campanha, caso a meta não seja atingida até 31 de maio. Entretanto, segundo a coordenadora Adriane Araujo, se a pessoa deixar para tomar a vacina em junho, ou até julho, a medida acaba perdendo a eficácia. A vacina precisa de um tempo pra fazer efeito (média de 15 dias) e deve ser tomada antes de mudanças de clima e de temperatura. A época do frio favorece maior circulação do vírus. Adriane lembra que, no ano passado, muita gente gripou antes mesmo de tomar a vacina, que teve a campanha estendida até julho. "O ideal é se vacinar no início da campanha, para ter a proteção durante todo o período", adverte a coordenadora.

 

A vacina é contraindicada apenas para pessoas com alergia grave ao ovo.

 

Casos graves

 

Unaí registrou, nos últimos dias, um caso de paciente infectado pelo H1N1, subtipo que transmite a gripe suína. Adriane Araújo salientou, no entanto, tratar-se de caso "importado". A pessoa veio de outra cidade, recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Municipal, mas tão logo foi constatada a positividade do exame para o H1N1, foi encaminhada para Patos de Minas, referência regional para o atendimento.

 

Uma das funções da vacina é livrar o indivíduo da gripe suína, provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína (daí o nome pelo qual ficou conhecida inicialmente), que infectaram porcos simultaneamente.

 

O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

 

 grpp 0001




top