Mutirão de limpeza contra dengue percorrerá 1.257 quarteirões e 28.658 domicílios

O mutirão de limpeza contra a dengue, que começou nessa segunda-feira (4/2) pelos bairros Cachoeira/Politécnica, vai durar todo o mês de fevereiro. O serviço envolve agentes de combate a endemias, pessoal enviado pelo SAAE e 15 pessoas contratadas pela Prefeitura exclusivamente para este trabalho. As equipes serão apoiadas por uma retroescavadeira e quatro caminhões. Mais de 30 mil sacos de lixo (grandes) serão utilizados. O serviço é coordenado pela Secretaria de Saúde, mas tem apoio direto da Secretaria de Obras, da Secretaria de Serviços Rurais e do SAAE.

Antes de serem enviados ao campo de trabalho, os agentes envolvidos no mutirão passaram por um treinamento dado pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante o mês, eles vão percorrer 1.257 quarteirões e visitar quase 29 mil domicílios. Os agentes vão orientar moradores, auxiliar na limpeza e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Paralelamente, uma retroescavadeira fará a limpeza de terrenos "sujos". Os quatro caminhões estarão a postos para levar o material recolhido para o aterro, atrás da serra do Taquaril. No mutirão do ano passado, caminhões fizeram mais de 600 viagens ao aterro.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o mutirão vai percorrer primeiramente os bairros com mais casos notificados de dengue e, de acordo com o LIRAa, com maiores índices de infestação larvária. O cruzamento desses dados indica aos técnicos de saúde onde há mais urgência de atuação.

Cronograma mutirão

Dias 4 e 5 de fevereiro (Cachoeira e Politécnica); Dias 6 e 7 (Loteamento Rio Preto, Itapuã, Capim Branco, Jacilândia e Centro); Dias 8, 11 e 12 (Canaã, De Lourdes, Novo Horizonte, Cidade Nova, Sagrada Família e Iuna); Dias 13 e 14 (Canabrava, Novo Jardim, Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco, Floresta, Serenata e Sagarana); Dias 15 e 18 (Santa Luzia, Vila São Sebastião, Jardim, Nova Divineia, Divineia, Águas Claras, Bela Vista e Vila Militar); Dias 19 e 20 (Park Canabrava, Primavera, Primavera 5, Primavera 6 e Vale Verde); Dias 21 e 22 (Nossa Senhora do Carmo, Cruzeiro, Barroca e Capim Branco 2); Dias 25 e 26 (Amaral, Água Branca, Terra Nova, Água Branca 2, Alvorada, Distrito Industrial); Dias 27 e 28 (Mamoeiro e Santa Clara); Dia 1º de março (Kamayurá, Vila do Sol, Capim Branco 3, Riviera Park e Vale do Amanhecer).

Fumacê

Desde que chegou a Unaí (encaminhado pelo Estado), em 18 de dezembro, o veículo fumacê vem atuando. Não para sábado, domingo, nem feriado. Trabalhou nos dias 24/25/31 de dezembro e 1º de janeiro. Ainda assim, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de mais um veículo fumacê, possivelmente na próxima semana.

O fumacê não para um dia sequer, porque precisa seguir uma metodologia para fechar o ciclo da operação. Passa por ruas, conforme pré-determinado, e em horários de maior atividade do mosquito (das 5h às 10h e das 16h às 21h). A presença de dois veículos dará mais eficácia de operação nos quatro blocos em que a cidade é dividida. O combate ao mosquito adulto com inseticida poderá ser feito em duas frentes.

limpmut 0001

limpmut 0002