Saúde quer liberação de leitos no HMU para atendimento de dengue

Em plena epidemia de dengue, o Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado (HMU) está superlotado, com os leitos ocupados principalmente por pacientes que aguardam por cirurgias ortopédicas. Como esse tipo de cirurgia (alta complexidade) é feita em Patos de Minas, a Secretaria Municipal da Saúde de Unaí vem fazendo contato diariamente com Patos, tentando a liberação o mais rapidamente possível dos leitos e a remoção dos pacientes. Enquanto isso, os unaienses com dengue estão "precariamente acomodados" no HMU, situação que preocupa a secretária Denise de Oliveira (Saúde), já que os casos de dengue têm aumentado na cidade.

"Precisamos liberar os leitos do Hospital Municipal, para dar melhor assistência à nossa população, que está sofrendo com a dengue", afirma Denise. Segundo ela, a Secretaria de Saúde está cobrando, diariamente, a remoção dos pacientes (que aguardam cirurgia) para Patos de Minas. "Patos ainda não liberou nenhuma vaga. Estamos ligando todos os dias em busca dessas vagas. O caso foi repassado para o diretor regional da Saúde (GRS), para nos ajudar nisso".

A situação preocupa particularmente a secretária Denise, porque os pacientes com dengue estão chegando ao HMU e não estão sendo acomodados em leitos ou camas. Com a superlotação, ocupam cadeiras e colchões. "Isso porque os leitos estão ocupados por pacientes que aguardam vagas para fazer cirurgia em Patos de Minas", ela repete, lamentando o fato. Os casos positivos de dengue em Unaí triplicaram de uma semana para outra e, com efeito, grande número de pacientes acaba no HMU.

Como os focos da dengue estão nas residências, a Secretaria de Saúde vem atuando, externamente, em várias frentes: por meio do fumacê, com o trabalho das equipes de bloqueio com bombas intercostais e com a atuação dos agentes de endemias nas visitas de casa em casa (trabalhando na orientação de moradores e na eliminação dos criadouros do mosquito).

Na próxima segunda-feira (21/1), autoridades e técnicos de saúde se reúnem na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, para discutir a situação crítica da dengue e buscar um alinhamento de ações entre o Estado e o Município. A determinação de momento é enfrentar a epidemia.

hospuna 0001