Perigo de dengue: LIRAa aponta alto índice de infestação larvária em Unaí

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nos dias 15, 16, 17, 18, 19, 22 e 23 de outubro. A amostragem foi colhida em 1.595 domicílios espalhados por toda a cidade, proporcionalmente. O resultado do LIRAa preocupa técnicos e autoridades. Unaí é dividida em quatro estratos (conjunto de bairros) de verificação e todos apontam alto índice de infestação larvária. O índice aceitável é de menos de 1% de infestação e os estratos unaienses estão variando entre 2,9% e 5%.Os focos de larvas do mosquito foram encontrados principalmente em vasos, frascos, pratinhos de plantas, pingadeiras e bebedouros.

Estrato 1  (555 imóveis trabalhados – 4% de índice de infestação): Park Canabrava, Primavera, Primavera 5, Primavera 6, Vale Verde, Canabrava, Novo Jardim, Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco, Floresta, Serenata, Sagarana, Santa Luzia, Vila São Sebastião, Jardim, Nova Divineia, Bela Vista, Divineia, Vila Militar, Águas Claras.

Estrato 2  (517 imóveis trabalhados – 5% de índice de infestação): Politécnica, Cachoeira, Loteamento Rio Preto, Itapuã, Capim Branco, Jacilândia, Centro, Nossa Senhora do Carmo, Cruzeiro, Barroca, Capim Branco 2, Vila do Sol, Capim Branco 3.

Estrato 3  (281 imóveis trabalhados – 4,3% de índice de infestação): De Lourdes, Canaã, Novo Horizonte, Sagrada Família, Iuna, Cidade Nova, Kamayurá, Riviera Park, Vale do Amanhecer.

Estrato 4  (242 imóveis trabalhados – 2,9% de índice de infestação): Amaral, Água Branca, Água Branca 2, Alvorada, Industrial, Terra Nova, Mamoeiro, Santa Clara.

larvass 0001