Hospital Municipal registra forte alta no número de cirurgias eletivas

Nunca se fez tanta cirurgia eletiva em Unaí num único período. A constatação é da secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, referindo-se aos dois últimos meses, especialmente setembro, quando foram feitas 130 cirurgias. Em outubro, também foram mais de 100. Com dia e hora programados, as retiradas de hérnias, vesículas, amígdalas, adenóide e outras intervenções chegaram a ser feitas inclusive aos sábados.

Ainda assim, segundo a secretária Denise, o município possui fila de espera grande para cirurgias de vesícula, hérnia e retirada de útero, entre outras. "Nós estamos trabalhando dentro do limite da capacidade instalada", revela, ao constatar que o Hospital Municipal possui apenas 16 leitos cirúrgicos. A Central de Regulação dos serviços de saúde possui uma fila única para cirurgias, faz esse controle, e o paciente é encaminhado conforme o surgimento da vaga.

Mas o recorde de cirurgias em setembro faz parte de números bastante expressivos de procedimentos gerais realizados no Hospital Municipal: por mês, são aproximadamente 100 cirurgias programadas (eletivas), ao menos 100 partos e outra quantidade variável, mas significativa, de procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência que chegam ao Pronto-Socorro.

A secretária de saúde diz entender que dois fatores estão sendo fundamentais para atingir esse número expressivo, especialmente na promoção de cirurgias eletivas. O primeiro é a disponibilidade de médicos da empresa terceirizada, RCL Eireli, responsável pela contratação e controle de serviços médicos para a Prefeitura de Unaí. O segundo é o apoio do Hospital Santa Mônica, vencedor de licitação para ajudar a Prefeitura nessas cirurgias.

A divisão dessas tarefas, além de cobrir número insuficiente de médicos da Prefeitura, libera as equipes do Hospital Municipal para os partos e as cirurgias de urgência e emergência que chegam ao Pronto-Socorro. Dessa forma, explica Denise, "todos os dias, o Hospital Municipal realiza pelo menos três cirurgias eletivas, fora os partos e os atendimentos de urgência. Portanto, o Hospital Municipal mantém cirurgiões 24 horas por dia, todos os dias da semana".

E um detalhe: o Hospital Municipal atende Unaí e mais 11 municípios pactuados.

hospmuu 0001