PSFs estão dando ênfase à saúde dos homens

O público masculino é o alvo principal das ações da Secretaria Municipal de Saúde este mês. As Unidades de Estratégia de saúde da Família (PSFs) estão decoradas (e preparadas) para lembrar os homens da necessidade de cuidar da saúde, com atenção especial para o rastreamento do câncer de próstata, uma das principais causas de morte desse público. Quando detectado precocemente e adequadamente tratado, o câncer de próstata possui alto índice de cura, podendo chegar a 95%. Homens com mais de 50 anos devem fazer o rastreamento todos os anos. Se houver casos de câncer de próstata na família, o rastreamento deve ser feito a partir dos 40 anos.

As ações do Novembro Azul em Unaí, no entanto, não se limitam à prevenção ao câncer de próstata, mas visam cuidar da saúde geral do homem. Durante o mês, as unidades de saúde estão priorizando o atendimento masculino na realização de testagens para detecção de HIV, de hepatites B e C, além de consultas e exames complementares. Os PSFs foram preparados – desde a decoração até a forma de acolhimento – para lembrar o público masculino da necessidade dos cuidados com a saúde.

Dia especial

No dia 22 de novembro, o horário de funcionamento das unidades básicas de saúde (PSFs) será estendido até as 21 horas, para atender os homens que trabalham e não acham um tempinho para uma simples consulta durante o dia. "O convite já está sendo feito pelos agentes comunitários de saúde, que conhecem esses homens", revela a coordenadora de PSFs, Sonária Faria. O horário habitual de funcionamento dos PSFs é das 7 às 17h, sem interrupção.

Em qualquer dia útil de novembro, ou mais especialmente no dia 22, O homem deve procurar seu PSF de referência. Caso seu bairro não seja coberto por PSF, deve procurar a Policlínica, que também está preparada para o atendimento.

As consultas serão realizadas por médicos clínicos gerais, que podem pedir exames, inclusive de PSA (para câncer de próstata). Casos que extrapolam as atribuições do clínico geral serão encaminhados para o médico urologista.

Convite às empresas e entidades

A Secretaria de Saúde de Unaí também está oferecendo um serviço especial dentro das ações do Novembro Azul. O estabelecimento comercial, industrial ou entidade unaiense que tiver mais de 15 homens no seu quadro de funcionários poderá solicitar uma equipe de profissionais de saúde no local.

As consultas, palestras e testagens serão feitas na própria empresa ou estabelecimento. O pedido deve ser feito na Coordenação de PSFs da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3677-4861, ramal 216.

novazull 0001