Unaí e região apresentam demandas à Secretaria de Estado de Saúde

O prefeito José Gomes Branquinho reuniu-se com o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, em Belo Horizonte, na terça-feira (30/4). Três assuntos levaram Branquinho ao secretário Sávio: Hospital de Câncer, construção da Policlínica e leitos de UTI para o Hospital Municipal.

Para tratar sobre saúde de Unaí e da região Noroeste, Branquinho teve a companhia do prefeito de Paracatu, Olavo Condé, do prefeito de Uruana de Minas, Ronaldo Verdadeiro, do prefeito de Guarda-Mor, Edgar José de Lima, do deputado estadual João Vítor Xavier, do vereador Alino Coelho e de assessor do deputado federal Paulo Abi-Ackel.

Durante a reunião, o secretário Sávio Souza Cruz se colocou à disposição para reconhecer Unaí como referência oncológica do noroeste de Minas, para tornar viável a construção e o funcionamento do Hospital de Câncer. Porém, ele lembrou que há uma regulamentação no Ministério da Saúde dando conta de que as referências oncológicas regionais devem atingir acima de 500 mil habitantes, e o noroeste ainda não atingiu essa quantidade.

"Mas vamos justificar que nossas distâncias no noroeste são muito extensas, e há um grande sacrifício dos pacientes, já fragilizados pela doença, para se deslocarem até Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Barretos.", argumentou Branquinho.

O secretário recomendou que o assunto passe antes pela Regional de Saúde (GRS), para que o Estado faça gestões no Ministério da Saúde e consiga transformar Unaí em referência oncológica, para a viabilização do Hospital de Câncer do Noroeste.

Policlínica

Branquinho também tratou da construção da Policlínica (unidade de consultas especializadas). A Prefeitura possui convênio firmado com o Estado na ordem de R$ 3,8 milhões, dos quais R$ 500 mil já estão alocados no caixa do município. Em breve, segundo o prefeito, haverá a licitação para a "seleção" da empresa responsável pela obra.

A Administração Municipal pretende, no entanto, mudar o local de construção da Policlínica. O projeto original previa a construção no bairro Divineia. De acordo com o prefeito Braquinho, a nova orientação é que a Policlínica seja construída entre os bairros Novo Horizonte e Canaã, próximo à Escola Israel Pinheiro.

UTIs

Unaí pretende instalar 10 unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais e 10 UTIs adultas no Hospital Municipal de Unaí Dr. Joaquim Brochado (HMU). Essa pretensão foi externada ao secretário Sávio Souza Cruz, seguida de uma solicitação de ajuda na aquisição dos equipamentos. Para justificar o pedido, Branquinho explicou que Unaí é sede da microrregional de saúde e atende a toda a região.

O próximo passo é a GRS oficializar o pedido do noroeste, reforçando o papel de Unaí como cidade polo e referência em saúde, portanto, credenciada a instalar as UTIs. Sávio Souza Cruz se comprometeu a apoiar na aquisição dos equipamentos.

"Já temos no nosso hospital (HMU) um segundo piso reservado para instalar as UTIs. O projeto está aprovado na Anvisa. Só faltam os equipamentos", observou Branquinho.

Ao final da reunião, o secretário Sávio Souza Cruz afirmou que os pleitos de Unaí e região "são da maior importância e da maior justiça". Ele explicou que para sem atendidas, porém, as demandas devem ser acertadas no território – via GRS. Em seguida, o Estado dará o encaminhamento.

saudebhh 0001

saudebhh 0002