No Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, SAME divulga ações realizadas na semana (de 24 a 28/7)

O Serviço de Atendimento Médico Especializado (Same), órgão da Secretaria Municipal da Saúde de Unaí, promoveu campanha nesta semana para lembrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta sexta (28/7). Durante a semana, foram entregues 2.000 panfletos informativos para os Postos de Saúde da Família (PSFs) e 400 panfletos na Praça JK. Foram distribuídos ainda 1.584 preservativos e 700 frascos de gel lubrificante. Na quarta-feira (26/7), o Same realizou 247 testes "rápidos" de livre demanda (sem pedido médico) para detecção viral de HIV (64 testes), hepatite B (60), hepatite C (60) e sífilis (63). Foram aplicadas, ainda, 28 vacinas contra hepatite B. Todas essas ações fazem parte do Julho Amarelo, considerado pelo Ministério da Saúde mês de luta e prevenção das hepatites virais, principais causas de câncer no fígado.

O Serviço de Atendimento Médico Especializado do município também aproveitou para estreitar relações com a comunidade e divulgar seu trabalho. No Same, são realizadas atividades de orientação, prevenção, diagnóstico e acompanhamento das Infecções Sexualmente-Transmissíveis (ISTs)/aids/hepatites.

Os testes rápidos para detecção viral do HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C estão à disposição da comunidade todas as terças e sextas-feiras, das 13h às 14h, na sede do Same (Rua Luiz Alves, 700, bairro Cachoeira). O órgão possui profissionais especializados e farmácia específica para atendimento aos pacientes com diagnóstico positivo. O telefone do Same para mais informações é o 3677 5056.

Os PSFs de Unaí também já são referência para testagem rápida de infecções virais. Para mais informações sobre os testes nas unidades de PSF, procurar o posto de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, ou ligar 3677 4861 (ramal 216).

samee 0001
Unidade do SAME em Unaí, órgão da Secretaria de Saúde: rua Luiz Alves, 700, Cachoeira