Agosto Dourado: mesa redonda com profissionais da saúde abre mês de incentivo à amamentação

O mês de agosto será todo dedicado ao apoio e incentivo ao aleitamento materno. Com esse mote, o Hospital Municipal de Unaí (HMU) abriu, na tarde dessa terça-feira (1º/8), o Agosto Dourado. Como primeira atividade, realização de uma mesa redonda formada por multiprofissionais da área da saúde, com o objetivo de trocar orientações, informações e experiências sobre amamentação. O principal alvo das informações foram agentes comunitários de saúde e profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, como PSFs.

amamenta 0002

A mesa redonda contou com a participação de pediatra, obstetra, enfermeira, fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta, técnica de enfermagem, técnica de saúde bucal, agente comunitário de saúde, além do pessoal que atua nos PSFs. O evento foi criado para abrir "oficialmente" o Agosto Dourado e para responder às perguntas e dúvidas dos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, responsáveis pelo contato "direto" com a população. Oportunidade para trocar informações, expor dúvidas e dividir experiências, a fim de obter respostas sobre problemas e dificuldades identificados na amamentação.

amamenta 0003

Higiene materna, alimentação mais adequada da lactante, cuidados com a mama, ordenha correta da mama ingurgitada, maneira adequada de amamentar, posição correta do bebê na hora da amamentação, maneira ajustada de o bebê sugar o seio (a pega) foram alguns dos tópicos abordados.

amamenta 0004

Além de perguntas e respostas sobre os vários elementos que envolvem a amamentação, houve exibição de slides, pelos quais se pôde aprofundar as diversas facetas do tema, com cada profissional narrando sua experiência com o aleitamento materno, conforme sua área de atuação: amamentação como forma de aprofundamento do vínculo emocional da mãe com o bebê, fortalecimento da mandíbula do bebê ao sugar, leite materno como vacina natural contra doenças infecciosas, leite materno como principal alimento para o desenvolvimento físico, neurológico e mesmo intelectual (posterior) da criança, perigos da amamentação cruzada, ou seja, uma mulher amamentar o filho de outra, entre outros tópicos caros para os profissionais de saúde e para as lactantes.

Agosto Dourado

Ao longo do mês de agosto, em todo o Brasil deverão ser intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como realização de palestras e eventos; divulgação de informações nas diversas mídias; reuniões com a comunidade; ações de divulgação em espaços públicos; iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Mamaço em Unaí

Sábado, 12 de agosto, a partir das 8 horas, a Praça JK (da Prefeitura) será palco do 2º Mamaço de Unaí. O primeiro ocorreu no ano passado, em espaço da Tecelagem.

Durante o evento, lactantes amamentarão seus bebês "livre e publicamente", para chamar a atenção da sociedade de que as mulheres poderão amamentar seus bebês onde precisarem, sem problemas de tabus, falsos moralismos ou preconceitos.

O mamaço surgiu como reação das lactantes à proibição de amamentarem seus bebês em espaços coletivos públicos. O assunto gerou tanta polêmica, que em vários estados brasileiros virou lei.

O direito à amamentação em público está garantido por lei em Minas Gerais. Por meio da Lei nº 22.439, sancionada pelo governador Fernando Pimentel em 2016, a lactante tem o direito garantido de escolher qualquer local para amamentar, seja de uso coletivo (públicos ou privados), ainda que, nesses estabelecimentos, os espaços próprios para o aleitamento estejam disponíveis.

Em Minas Gerais, o estabelecimento que proibir o ato está sujeito à multa de R$ R$ 975,42, no exercício de 2017. No caso de reincidência, o valor será dobrado, ou seja, R$ 1.950,84. A promulgação da lei reafirma o direito da prática do aleitamento materno, além de contribuir para que o desejo da mulher seja respeitado.

amamenta 0001
O tema da amamentação também foi abordado em esquetes divertidas pelo grupo teatral Saúde & Arte,
formado por agentes de saúde

amamenta 0006