Agora, obra da Grota do Taquaril passou no teste da chuva

A chuva persistente que caiu sobre Unaí na madrugada e na manhã desta sexta-feira (10/11) foi um teste definitivo para verificar se deu certo o trabalho de drenagem e canalização da água pluvial feito pelo SAAE (Serviço Municipal de Saneamento Básico) para complementar a obra da Grota do Taquaril. Deu certo.

No mesmo período do ano passado, antes da intervenção do SAAE, a água da chuva inundou ruas e invadiu casas principalmente nos bairros Primavera e Canabrava. Isso porque a empresa contratada pela administração anterior não concluiu a obra, que foi entregue sem os bueiros de captação que direcionassem a água da chuva para a galeria pluvial construída em toda a extensão da grota.

A construção foi projetada e orçada pelo SAAE no início deste ano. O investimento foi calculado em 220 mil reais. Mas a administração da autarquia encontrou uma solução caseira e mais em conta. Compraria as manilhas, e a mão-de-obra utilizada seria do próprio SAAE. Resultado: o custo da obra foi reduzido para 50 mil reais.

A construção dos bueiros em todas as ruas (que confluem para o canal central) e a canalização para a galeria pluvial, representação que lembra uma "espinha de peixe", foi iniciada no mês de agosto e terminou no início de novembro. Todas as ruas, ao longo da grota, receberam bueiros para drenar a água da chuva. E quantidade significativa da água pluvial, que em outra ocasião passara por cima do asfalto, pela primeira vez fluiu livremente pela galeria subterrânea, aliviando corações e mentes dos vizinhos da grota.

Comerciante estabelecido há 20 anos na rua das Jabuticabas, no bairro Primavera, Manoel disse ter presenciado (em outras ocasiões) a água da chuva invadindo casas vizinhas à grota. Com as obras de drenagem do SAAE na região, nenhuma reclamação havia sido registrada até a tarde desta sexta.

Segunda etapa

A próxima etapa da obra da Grota do Taquaril ficará a cargo da Prefeitura, que vai recompor o asfalto, (re)construir os meios-fios, fazer calçadas e iluminar os 1.200 metros de extensão do local (da Igreja Nossa Senhora Aparecida, parte alta do bairro Primavera, até o córrego Canabrava). A Grota do Taquaril cortava oito bairros de Unaí: Canabrava, Vale Verde, Dom Bosco, Primavera, Floresta, Novo Jardim, Serenata e Sagarana.

grotss 0002
Com as intervenções do SAAE, a água de chuva está passando dentro da galeria pluvial subterrânea

grotss 0001
Todas as ruas que confluem para o canal central