PMU e SAAE vistoriam e constatam problemas estruturais em ponte sobre o córrego Canabrava

A ponte fica na rua Dulce Torres Brochado, próximo ao cemitério novo (São João Batista), na continuidade da rua da Serra. Em visita técnica ao local, na manhã desta segunda (13/11), o Secretário de Obras da Prefeitura de Unaí, Durval Mendonça, e o diretor-adjunto do SAAE, Zé de Roma, constataram que os pilares de sustentação da ponte estão descalçados. Prefeitura e SAAE interditaram o trânsito no local sábado à noite, após uma forte chuva ter rompido um dos encabeçamentos da ponte.

pontii 0001

pontii 0002

Nesta manhã, ao voltarem ao local, o secretário Durval (que é engenheiro) conseguiu identificar o problema de descalçamento dos pilares, situação agravada pela chuva. "Constatamos que há problema de recalque de fundação. Não pode haver carga sobre a ponte. Se houver sobrecarga, haverá sério risco de rompimento", alertou Durval.

Segundo ele, o córrego vem baixando o leito ao longo do tempo. O secretário calcula que houve um rebaixamento entre 1,5 e 2 metros na profundidade do córrego, cuja terra foi retirada pela enxurrada de baixo dos pilares, os quais ficaram sem sapata de sustentação por baixo.

A chuva dos últimos dias, na avaliação do engenheiro, só mostrou o que já vinha ocorrendo há algum tempo, com o desgaste natural da estrutura da ponte. Quando o SAAE fez um buraco no encabeçamento da ponte para consertar uma adutora de água que havia rompido, ficou constatado o problema estrutural. "Vimos que onde antes havia terra debaixo da ponte ficou oco. A água do córrego foi retirando a terra, e isso foi agravado com a chuva forte dos últimos dias. Os pilares ficaram no ar", salientou Zé de Roma.

pontii 0004

Alerta

Ao chegar ao local, os agentes da PMU e do SAAE perceberam que "alguém" havia retirado as placas de interdição (colocadas no sábado, à noite) e condutores de veículos estavam transitando normalmente sobre a ponte.

O próprio Durval esteve no local, sábado, à noite, acompanhado pelo diretor-geral do SAAE, Geraldo Oliveira. Com o apoio da Polícia Militar, interditaram o trânsito sobre a ponte, mas houve desobediência e as placas retiradas da rua por "desavisados e imprudentes", segundo o secretário de Obras. "Pedimos que as pessoas não sejam imprudentes, que não corram risco de causar acidentes ou ter perdas financeiras", alerta Durval.

A Prefeitura deverá fazer uma interdição integral da ponte na tarde desta segunda (13/11). Secretário de Obras e prefeito ficaram de avaliar a situação, a fim de oferecer uma solução o mais rapidamente possível. A obra, conforme Durval, é complexa. Para calçar os pilares, entre outras intervenções, é necessário retirar a água debaixo da ponte, o que será feito por bomba de sucção e armazenamento (da água) em barraginhas improvisadas.

pontii 0003

puntii 0001