Usar celular ao volante e não usar cinto de segurança estão entre os principais flagrantes do trânsito em Unaí

Flagrantes de condutores usando celular ao volante e dos que não usam o cinto de segurança estão entre as principais ocorrências de desobediência às regras verificadas no trânsito da cidade. A constatação é do sargento Vanderlei, da Patrulha Escolar do 28º Batalhão da Polícia Militar, que apontou ainda (como problema) o grande número de ciclistas que não param nas faixas de passagem de pedestres e trafegam na contramão do fluxo de veículos. Para orientar a população sobre as regras e superar os desafios do trânsito na cidade, foi feita mais uma blitz educativa na Praça JK, na manhã desta sexta (25/5). O evento faz parte do Maio Amarelo e contou com a participação de alunos das Escolas Jovelmira Vasconcelos, Dr. Israel Pinheiro e Centro Educacional do Menor (CEM).

O Maio Amarelo é uma campanha nacional de mobilização da sociedade na busca de um trânsito mais seguro que ocorre ao longo do mês. Em Unaí, o evento (Nós somos o trânsito) promove série de atividades e conta principalmente com a participação de alunos das escolas municipais. Além de palestras e exibição de vídeos nas unidades escolares, algumas turmas vão às ruas participar da distribuição de panfletos informativos e ajudar na sensibilização dos condutores de veículos e dos pedestres.

De acordo com o sargento Vanderlei, a participação das crianças (e adolescentes) é de fundamental importância para o êxito da campanha, já que elas recebem orientações, levam material informativo para casa e ainda ajudam a disseminar as orientações na família e na comunidade. "O nosso objetivo é que as orientações cheguem à sociedade e que os resultados sejam alcançados. E desde que o Maio Amarelo foi iniciado, em 2010, os dados estatísticos demonstram que os acidentes de trânsito vêm diminuindo", ressalta o militar.

Em Unaí, os riscos a que estão submetidos os pedestres se constituem num dos maiores desafios para as autoridades e fiscais de trânsito. Para o sargento Vanderlei, a melhor maneira de corrigir esses problemas e vencer os desafios é o trabalho de educação e conscientização que vem sendo feito, especialmente na campanha do Maio Amarelo. "Esse trabalho – o militar alerta – serve para lembrar que existem regras, que precisam ser obedecidas por todos, inclusive pelos ciclistas, que também são parte integrante do trânsito".

Conhecer e obedecer às regras de trânsito é dever de todos: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Todos estão submetidos às mesmas regras. E a harmonia do trânsito é conseguida quando condutores de veículos (caminhões, ônibus, vans, carros, motos, bicicletas, carroças) respeitam-se uns aos outros, e todos juntos respeitam o pedestre.

E com o intuito de buscar essa harmonia, a Prefeitura de Unaí, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, da Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, é parte ativa na campanha de mobilização, orientação e sensibilização para a melhoria no trânsito da cidade. Além de parceira nos eventos do Maio Amarelo, a PMU produz material de divulgação e promove intensa campanha em suas mídias sociais.

mayelou 0003

mayelou 0002