Removida lixeira que impedia acessibilidade de cadeirantes

Servidores da Prefeitura removeram, na manhã desta segunda-feira (30/1), uma lixeira que ficava na esquina entre as ruas Prefeito João Costa e Celina Lisboa. Além de impedir a acessibilidade de cadeirantes à calçada de acesso à Estação Rodoviária e à área de comércio popular, o lixo jogado no local causava impacto visual negativo e representava risco à saúde pública, pela quantidade de moscas "varejeiras" atraídas pelos restos de alimentos e pelo mau cheiro exalado.

A população vizinha acomodava parte do lixo dentro da lixeira e parte era acumulada no chão mesmo, nos arredores do equipamento. Além de impedir a acessibilidade, o lixo acumulado exalava mau cheiro e juntava moscas "varejeiras", atraídas pelos restos de alimentos e pelo chorume (líquido do lixo) que escorria.

O mau cheiro e a presença de moscas "varejeiras" representavam um incômodo nas imediações do local e um risco sanitário para residências e comércios vizinhos, principalmente para uma padaria situada do outro lado da rua.

E agora?

Nos arredores da Rodoviária há lixeiras móveis para a população colocar pequenos volumes, como embalagens, sacolinhas e outros de menor porte.

Quanto ao lixo de maior proporção (ensacado), como o que era jogado no local, a Prefeitura pede a moradores e comerciantes que deixem em frente aos domicílios, bem acondicionados e fechados em sacos de lixo adequados, que o caminhão vai coletar nos dias e horários habituais.

A Prefeitura também fará um levantamento para verificar os locais onde será necessário instalar lixeiras e o melhor tipo de equipamento para cada local.

Foto1: Geraldo Barros
lixrodo 0006
A lixeira, além de atrapalhar a acessibilidade de cadeirantes, estava servindo de referência para
a população amontoar sacos no chão ao redor, situação que exalava mau cheiro nas