Mutirão de limpeza envolveu mais de 300 voluntários

Mais de três centenas de pessoas (que atenderam ao chamado da administração municipal) e muita vontade de limpar. Essa a força motriz que impulsionou a pretendida mudança da "cara" da cidade. À força de vontade dos voluntários e servidores somaram-se caminhões, escavadeiras, motoniveladoras, carregadeiras, caminhonetes e imenso ferramental (vassouras, pás, enxadas, carrinhos de lixo, roçadeiras). A jornada de limpeza geral começou ainda de madrugada, por volta das três horas do sábado (7/1). Nesse momento, os vicentinos (membros da Sociedade São Vicente de Paulo) já estavam mobilizados e tomavam conta das ruas do Centro.

No bairro Divineia (da Praça São Cristóvão) até a matriz do SAAE (bairro Bela Vista), a movimentação do vice-prefeito, secretários municipais, assessores e familiares, além de servidores das diversas secretarias municipais (com destaque para a saúde) já era grande. Tudo acompanhado de perto pelo prefeito José Gomes Branquinho, que percorreu todos os locais onde houve o mutirão.

Ainda era noite alta, quando outros auxiliares do prefeito e equipe faziam a limpeza do bairro Barroca e setor de oficinas.

A parte que coube aos vereadores também começou a ser feita ainda com tempo escuro. Sob sua responsabilidade ficou a avenida Governador Valadares, da ponte até a Praça São Cristóvão, incluindo a praça da matriz.

Sob dia claro, o trabalho continuava nos arredores do Centro Educacional do Menor (CEM), bairro Cachoeira, cujas voluntárias já haviam feito parte do trabalho no dia anterior. Também na sexta, servidores da Secretaria Municipal de Educação "limparam" a avenida Princesa Isabel, no bairro Jardim.

Ainda na sexta-feira, voluntários ligados ao Conselho de Pastores (igrejas evangélicas) atuaram no bairro Cruzeiro e nos arredores do córrego Canabrava que, mais tarde, (em razão de sua extensão e quantidade de serviços a serem feitos) sofreria novas intervenções por parte de servidores da Secretaria de Obras e da Secretaria de Serviços Rurais.

Paralelamente, máquinas da Prefeitura limpavam lotes onde era mais necessário, como o caso do terreno ao lado da Rodoviária e no final do córrego Canabrava, no bairro de mesmo nome.

Um grande contingente de servidores do SAAE interveio no bairro Riveira Park, fazendo coleta de lixo, varrição, capina, roçamento e outras ações.

Detentos da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj), sob a supervisão de agentes penitenciários, atuaram na capina, varrição, roçamento e limpeza da praça do santuário (Divineia) e arredores. Na quarta-feira (11/1), nova leva de detentos atuaria na Praça do Canabrava.

Alguns representantes da imprensa unaiense "limparam" a região do viaduto sobre a BR-251, entrada dos bairros Novo Horizonte/Canaã.

No final da tarde, voluntários e convidados da ONG Servos por Amor fecharam o sábado do mutirão com ações de limpeza no bairro Mamoeiro.

Ao final dos trabalhos do dia, ainda no bairro Mamoeiro, Branquinho comemorou. "Estou muito feliz com o resultado, com a participação das várias entidades neste mutirão, neste esforço concentrado para limpar a cidade. A limpeza é extremamente importante. Porém, neste momento, mais importante que a limpeza que estamos fazendo, é a simbologia, é a interação das pessoas que estão abraçando a nossa Unaí".

Branquinho acrescentou que a limpeza da cidade permanece durante toda esta semana. "A Secretaria de obras e serviços Urbanos e a Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais continuarão na limpeza concentrada, para nós chegarmos no domingo (dia 15 de janeiro, aniversário da cidade) com uma Unaí mais limpa, mais humana e mais feliz", declarou.

Desdobramentos

A iniciativa do mutirão de limpeza vem rendendo frutos tão positivos que resultará em novos desdobramentos.

A Igreja Iceia, em parceria com o Centro Socioeducativo, anunciou a intenção de "adotar" o córrego Canabrava. Após as intervenções que estão sendo realizadas no "Corguinho", as entidades darão continuidade à manutenção do local.

Após a limpeza da praça do santuário (Divineia) e arredores, detentos da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj) voltam a atuar nesta quarta-feira (11/1), desta vez na praça do bairro Canabrava.

immutira 0014
Prefeito Branquinho junto com parte da equipe da Prefeitura que ficou responsável por limpar
a avenida Governador Valadares, da Praça São Cristóvão até a sede do SAAE

immutira 0001
Parte da grande equipe de vicentinos (Sociedade São Vicente de Paulo) chegando para trabalhar
por volta das 3h da madrugada; A eles coube a limpeza das ruas centrais da cidade

immutira 0003
Voluntários limpando a praça da matriz

immutira 0004
Voluntários ligados à Câmara Municipal limparam a avenida Governador Valadares,
da ponte até a Praça São Cristóvão

immutira 0005
Desde a primeira hora, servidores municipais atuaram no mutirão

immutira 0006
Voluntários do CEM em ação perto da sede da entidade

immutira 0007
Voluntários na limpeza de praça no Canaã

immutira 0008
Utilização de máquinas foram necessárias na limpeza de grandes terrenos

immutira 0009
Equipe do SAAE em ação no Riviera Park

immutira 0010

immutira 0012
Presos da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior (Paoj) também foram envolvidos no mutirão

immutira 0013
Os detentos da Paoj vão continuar o trabalho na praça do Canabrava

maismut 0002
Representantes da imprensa unaiense também colocaram a mão na massa e limparam a região
do viaduto sobre a BR-251

maismut 0001
Depois de ganhar uma cara nova, pós-mutirão de limpeza, o córrego Canabrava pode ser adotado;
Esta a intenção anunciada pela Igreja Iceia que terá a parceria do Centro Socioeducativo na tarefa
de manter o "corguinho" limpo