Bares, distribuidoras e conveniências devem denunciar aglomerações nos arredores do estabelecimento

A resolução do Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Unaí baixada nessa segunda-feira, 17 de maio, visa principalmente conter aglomerações, que vêm ocorrendo em demasia nos arredores de bares, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência. Os termos da resolução objetivam garantir o cumprimento de medidas sanitárias e proteger a população unaiense contra a covid-19.

De acordo com a resolução, estabelecimentos podem ser obrigados a fechar antes das 23 horas, em caso de aglomerações dentro e na calçada em frente. Nos dois últimos finais de semana, a fiscalização flagrou muita aglomeração e falta de controle nos arredores de bares, distribuidoras e conveniências.

No caso de aglomerações do lado de fora, o responsável ou funcionários deverão acionar o departamento de fiscalização da PMU e denunciar, pelo telefone (38) 9.9807-5543. Se o estabelecimento vender bebida para quem está do lado de fora, formando aglomeração, poderá ser fechado mais cedo.

Também podem ser fechados, se os fiscais flagrarem descumprimentos a determinações dos protocolos sanitários, como manter duas pessoas por mesa; sendo permitido mais (de duas) numa mesma mesa, apenas se se tratar de grupo familiar.

Após as 23h, os estabelecimentos somente poderão vender pelo sistema de delivery (com entrega em domicílio), não sendo permitido, portanto, vender no local ou "pela grade" depois das onze da noite.

DESTAQUE PARA AGLOMERAÇÕES EM BARES NA RUA NOSSA SENHORA DO CARMO, DISTRIBUIDORAS DE BEBIDAS, LOJAS DE CONVENIÊNCIA E LUAUS (LOTEAMENTO CURVA DO RIO, LOTEAMENTO LAGUNA E OUTRAS ÁREAS PÚBLICAS)

Nos fins de semana, as equipes de fiscalização estão trabalhando durante toda a madrugada, cobrando o cumprimento das medidas sanitárias, para conter as aglomerações e cobrar o uso de máscara de proteção. Com o apoio da Polícia Militar, fiscais procuram orientar as pessoas, dispersar aglomerações e, em última instância, aplicar multas às pessoas físicas.

"São turmas de amigos, geralmente jovens (até 30 anos). Quando os bares fecham, às onze horas, eles vão para as conveniências (lojas nos postos de combustíveis) e as distribuidoras de bebidas alcoólicas. Compram bebidas, vão aglomerando por ali, ou seguem para luaus em praças como no loteamento Curva do Rio e no Laguna. É difícil controlar, porque quando a fiscalização (com apoio da polícia) chega ao local, eles migram para outro ponto", explica uma das fiscais que trabalhou no fim de semana e ficou impressionada com as aglomerações principalmente na rua Nossa Senhora do Carmo, Centro da cidade.

A fiscal explica que, de acordo com a resolução, os comerciantes ou funcionários dos estabelecimentos devem parar de vender bebidas para os jovens, caso percebam que estão se aglomerando lá fora. O pessoal do comércio deve ligar para a fiscalização (9.9807-5543) e denunciar. Caso contrário, os fiscais (com a polícia) podem até requerer o fechamento do estabelecimento, mesmo antes das 23 horas", ressalta.

Ela conta que, no último fim de semana, o responsável por uma loja de conveniência chegou a fechar mais cedo por iniciativa própria, ao perceber grande aglomeração se formando na frente e nos arredores. "Foi um ato voluntário e consciente dele", elogia. A partir desta segunda (17/5), os estabelecimentos devem parar a venda de bebidas para quem está fazendo aglomeração lá fora, sob pena de serem obrigados a fechar antes da hora.

"A maioria dos comerciantes está seguindo os protocolos sanitários. O problema maior ainda é parte da população (jovens) que insiste em violar as medidas de proteção, aglomerando nas ruas (próximas aos estabelecimentos) ou em áreas públicas (luaus). Precisam se conscientizar de que podem se infectar e levar o vírus para dentro de casa (contaminar pai, mãe, avô, avó, irmãos), contaminar colegas de trabalho e a população nas ruas", adverte a fiscal.

fismult 0001