Carrocerias de veículos que transportam "resíduos" devem estar cobertas

É fácil rodar pela cidade de Unaí (e seus arredores) e deparar com caminhões, caminhonetes e carretinhas transportando areia, brita, outros materiais de construção, restos de poda, galhas de árvores, entulho de construção, restos de móveis, sobras de eletrodomésticos e até lixo comum. Até aí, tudo bem. O problema é que esse transporte (inclusive caçambas) está sendo feito com carrocerias "abertas", com o material descoberto, sem lona. Primeiro problema: parte do material vai caindo e ficando nas vias públicas ou margens de estradas, inclusive a estrada que dá acesso ao aterro "de lixo" controlado, que fica atrás da serra do Taquaril, depois das chácaras Rio Preto. Segundo problema: alguns, além de transportarem o resíduo ou entulho em carrocerias descobertas, descartam o "material" onde bem entendem.

Pegamos a estrada de acesso ao aterro na manhã desta sexta (25/6) e constatamos as duas situações (que os servidores da limpeza urbana de Unaí estão cansados de saber): vimos que veículos, principalmente caminhões, transitam com carrocerias sem lonas. Em alguns casos, vão deixando "marcas" pelo caminho, principalmente nas margens.

Segundo, alguns "fretistas" que deveriam levar os resíduos (inclusive lixo comum) até o aterro, para lá descartá-los corretamente, acabam deixando o "frete" nas margens da estrada. Nota-se que o "material" foi abandonado lá. Obrigam a Prefeitura a limpar constantemente locais que não deveriam estar sujos.

Outra situação envolvendo carrocerias "descobertas" ocorre dentro da própria cidade. Caminhões cheios de areia transitando sem lona. Parte é carreada pelo vento, cai nas vias públicas. Todos pagamos pela sujeira. O mesmo vale para tijolos, cimento, telhas e outros materiais de construção. Devem ser transportados em carrocerias cobertas por lona.

"Estamos notificando os profissionais que fazem esse tipo de transporte para que os veículos transitem lonados. Começamos pelas caçambas", assinala o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Durval Mendonça. Segundo ele, os próprios caminhões da Prefeitura que atuam na limpeza urbana também já foram notificados. "Terão de se enquadrar do mesmo jeito. A lei vale para todos".

Para todos, portanto, não apenas para os profissionais de transporte ou frete, mas estendido a particulares que transportam resíduos em carrocerias. "Os particulares também precisam colocar lona para o transporte", frisa. Inclusive para quem mora em chácaras e traz "lixo" para a cidade, a fim de descartá-lo no aterro (que é o local apropriado para receber o descarte).

O secretário Durval afirma que a Prefeitura não está inventando um novo procedimento para punir quem quer que seja, porque tudo isso já está previsto em lei, portanto vão cobrar apenas respeito aos dispositivos da legislação. "A nossa intenção não é punir ninguém. Mas manter a cidade limpa e cumprir o que a lei manda". Por isso, acrescenta Durval, "notificamos previamente profissionais do segmento e vamos dar ampla divulgação às medidas que vamos adotar".

FISCALIZAÇÃO E BLITZ

O secretário de Obras comenta reunião que teve com o comando do 28º Batalhão da Polícia Militar, a fim de alinhar ações para fiscalizar os que fazem o transporte de resíduos em situação irregular.
Ficou acertado que a Prefeitura intensificará a fiscalização e autuará os infratores. Por seu turno, a Polícia Militar fará abordagens e promoverá blitze, com a finalidade de flagrar quem está desrespeitando as leis. Vão aplicar multas.

Durval Mendonça pede a compreensão e a colaboração de todos, tanto no sentido de divulgar a mensagem, para que ninguém alegue desconhecimento, quanto no sentido de obedecer às medidas de limpeza urbana. "Pedimos a colaboração da população. Não é nossa intenção punir ninguém. Mas precisamos manter a cidade (e seus arredores) limpos".

DENÚNCIAS

A população pode denunciar tanto o transporte de resíduos, material de construção ou entulhos em carrocerias descobertas (sem lona), quanto o descarte de "lixo" em locais inadequados.

Os resíduos verdes (restos de podas e galhos), os entulhos da construção civil e o lixo comum (exceto os recicláveis e os de logística reversa) devem ser levados até o aterro controlado de Unaí e lá descartados "corretamente". O local possui vigilante 24 horas por dia, que pode orientar onde descartar cada material.

O descarte de "lixo" em lotes vagos, pontas de rua ou margens de estradas deve ser denunciado. Se o infrator for identificado, deverá ser multado.

Denúncias devem ser feitas no Departamento de Fiscalização da Prefeitura (3677-9610, ramal 9004) ou na Polícia Militar (190).

IMAGENS: FOTOS FEITAS NA VIA DE ACESSO AO ATERRO CONTROLADO DE LIXO E NA ENTRADA DO ATERRO (NA ENTRADA, FORAM FEITAS DIAS ANTES).

carrocera 0011

carrocera 0001