Comerciantes de alimentos de Unaí devem colocar o lixo pra fora somente momentos antes da coleta

É comum andar pelo Centro da cidade e deparar com sacos de lixo (contendo restos de todo tipo de comida) deixados nas calçadas, nem sempre em frente ao estabelecimento que o produziu. Isso se torna particularmente grave, quando ocorre nos horários noturnos (o saco de lixo fica a noite toda na rua à espera da coleta no dia seguinte) e, especialmente quando colocados nas noites de sábado, já que não há coleta de lixo aos domingos. Portanto, desde a noite de sábado até a manhã de segunda-feira, os sacos de lixo ficam ali, na rua, à espera do caminhão, que só fará a coleta na segunda. O serviço funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados. Somente domingo não tem coleta de lixo em Unaí.

Na região central, nessas condições e contando com o descuido do responsável, o lixo pode ficar ali, sem coletar, por mais de 12 horas numa noite, podendo passar de 36 horas da noite de sábado até a manhã de segunda. Resultado: poluição ambiental e visual, mau cheiro, risco à saúde pública (o lixo atrai cães, gatos, ratos, baratas, moscas e outros insetos, muitos deles vetores de doenças) e outros percalços.

A orientação da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que cuida da limpeza da cidade e supervisiona o serviço da coleta de lixo, é para que os comerciantes mantenham um contêiner ou depósito fechado na área do próprio estabelecimento onde possam "segurar" o lixo até o horário da coleta. "Restaurantes, bares, lanchonetes, vendedores de sanduíches, vendedores de frango assado e outras carnes, enfim, comércios que vendem comida produzem muito lixo. E esse lixo não pode ficar na rua", afirma o secretário Durval Mendonça (Obras e Serviços Urbanos). "O cidadão ou comerciante deve se responsabilizar pela organização e acondicionamento do lixo produzido, até que seja feita a coleta".

Para que a cidade fique limpa e organizada, a Prefeitura precisa fazer sua parte, e o cidadão ajudar nessa manutenção. Por isso, Durval Mendonça pede a colaboração dos comerciantes no sentido de melhor gerir o lixo produzido no estabelecimento. E ele reitera: "Por favor, coloquem o lixo para fora somente momentos antes do caminhão da coleta passar. Antes disso, mantenham o lixo bem acondicionado e dentro de contêineres ou depósitos fechados".

De acordo com o secretário, o morador (ou comerciante) já sabe, por hábito, o horário que o caminhão da coleta passa em sua rua. Pode haver alguma pequena variação nesse horário da coleta, principalmente às segundas-feiras. "Como domingo não tem coleta, costuma juntar um volume maior de lixo na segunda e haver pequenos atrasos", explica.

Nos próximos dias, o setor de Comunicação da Prefeitura divulgará a lista (completa e atualizada) com os horários da coleta na cidade. O setor de limpeza urbana espera contar com a colaboração, não só de estabelecimentos comerciais que trabalham com alimentos, mas de toda população, conforme arremata o secretário. "Na limpeza pública, a cidade só fica limpa e organizada se as pessoas colocaram o lixo pra fora momentos antes do caminhão da coleta passar".

lixcomm 0003

lixcomm 0001