Por não apresentar plano anticovid, muitos estabelecimentos estão sem o Selo de Segurança

Para obter o Selo de Segurança, o estabelecimento deve elaborar o plano de segurança anticovid (relatar o que a empresa/comércio vem fazendo - ou fará - para seguir os protocolos sanitários, proteger funcionários e público externo) e entregar na Central de Fiscalização. Depois de entregue o plano, uma equipe de fiscais fará a vistoria do local para checar se o relatado está sendo cumprido e, em caso afirmativo, concederá o selo que vai figurar ao lado dos alvarás do estabelecimento.

selsegg 0001

Segundo a coordenadora da Fiscalização Covid, Aline Gonçalves, uma equipe vai, além de cobrar dos que ainda não apresentaram, levantar os novos estabelecimentos que estão abrindo na cidade, especialmente bares, distribuidoras e similares, notificar os proprietários e cobrar a apresentação do plano. "O Selo de Segurança significa que a equipe foi ao local e inspecionou o cumprimento das medidas", ressalta Aline. "Se tem o selo, automaticamente deve seguir as regras", acrescenta.

FISCAIS, POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS EM AÇÃO INTEGRADA

Numa ação conjunta de vistoria de estabelecimentos realizada entre a Fiscalização, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros na sexta-feira (23/7), foram visitados principalmente os que possuíam maior número de denúncias por violação das regras sanitárias e geradores de problemas para a fiscalização.

selsegg 0002

Muitos deles foram notificados a se adequar (sob pena de serem autuados), pois além de não apresentarem o Selo de Segurança contra a covid, também não portavam o alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros.

TREINAMENTO ANTICOVID

Outro fator de segurança tanto para os empresários, quanto para funcionários e clientes é o treinamento ofertado pela Prefeitura, em parceria com o COES. Até a manhã desta terça (27/7), foram treinadas 1.385 pessoas de 50 estabelecimentos comerciais/empresariais dos variados segmentos que atuam em Unaí. No segmento de bares, distribuidoras, cervejarias e similares foram 11 estabelecimentos beneficiados.

Do treinamento constam três vídeos explicativos com os protocolos sanitários que devem ser adotados pelas empresas para proteção do público interno e dos diversos públicos que se relacionam com a empresa/comércio. Um médico, uma enfermeira e um fiscal Covid repassam as informações.

Ao final, os participantes respondem a um questionário de fixação do conteúdo aprendido e recebem um certificado de participação no treinamento.