Incidente na captação: abastecimento de água deve estar restabelecido integralmente na manhã desta quarta (10)

O rompimento de um tubo no sistema de captação de água do SAAE (Serviço Municipal de Saneamento Básico), na madrugada de segunda-feira (8/2), resultou no desabastecimento de parte da cidade. A chuva acumulada que caiu no fim de semana aliada à abertura de comportas de barragens de pequenas usinas hidrelétricas acarretaram o aumento de volume da água do rio Preto. E um maior movimento do rio provocou o rompimento de tubulação do sistema de captação, que fica na confluência do ribeirão Areia com o rio Preto (na fazenda Areia).

Na manhã de segunda-feira, tão logo o problema foi detectado, equipes de manutenção do SAAE começaram os serviços no local. Trabalharam o dia todo na segunda, e na madrugada desta terça (9/2) o serviço foi retomado. A expectativa da direção do SAAE é que pelo menos parte do abastecimento das casas seja restabelecida já na noite desta terça, depois de um esforço concentrado durante todo o dia. Abastecimento integral da cidade somente na manhã desta quarta (10).

Para garantir esse abastecimento, o SAAE prepara a instalação do novo sistema. A autarquia vinha fazendo testes para ajustá-lo em breve. Com a emergência do problema, a expectativa é colocar em funcionamento já. Equipes correm contra o tempo para isso.

O novo conjunto de captação de água possui três bombas de 150 cavalos cada uma. O equipamento é o que há de mais moderno e faz parte do novo sistema de tratamento de água que o SAAE entregará em breve, com capacidade para atender com água tratada uma população de 180 mil habitantes. Um projeto para assegurar a capacidade de tratamento e distribuição de água para a Unaí de hoje e das próximas décadas.

PONTOS CRÍTICOS ESTÃO SENDO ABASTECIDOS

A Prefeitura de Unaí – por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, desde ontem vem garantindo apoio ao SAAE na entrega de água. Foram destinados cinco caminhões-pipa para atender setores emergenciais, como o Hospital Municipal e o Centro Socioeducativo.

Para o Hospital Municipal e Pronto Socorro, além de água para uso rotineiro fornecido pelos caminhões-pipa, o SAAE está enviando água potável envasada em galões para consumo do público interno.

A região central da cidade, além de Divineia, Primaveras, Dom Bosco, Sagarana, Vila Militar e bairros vizinhos à serra do Taquaril são os mais prejudicados com a falta de água. Porém, os que são abastecidos com poço artesiano não sofrem (ou sofrem menos) com o desabastecimento.

Canaã, Novo Horizonte, Cidade Nova, Iuna, Sagrada Família e vizinhos, bem como Alvorada, Terra Nova, Água Branca, Mamoeiro, Santa Clara e vizinhos são abastecidos com poço artesiano.

ECONOMIZAR ÁGUA

Enquanto o sistema é restabelecido, a ordem do dia é economizar água. Quem ainda tem, gastar com critério. Quem não tem, o diretor-geral do SAAE, Geraldo Oliveira, pede desculpas pelo transtorno e paciência pela espera, enquanto Prefeitura e SAAE trabalham duro para colocar a situação em ordem.

siscap 0007

siscap 0003