Fiscalização Covid e PM acabam com festas em chácaras; Donos dos locais e organizadores foram multados

Na madrugada desse sábado para domingo (entre 2h e 3h), fiscais da Prefeitura de Unaí e policiais militares tiveram muito trabalho para debelar festas que ocorriam em três diferentes chácaras de Unaí: uma no sentido do distrito de Boa Vista, outra depois da Coagril e uma terceira no Park Chácaras Rio Preto, atrás da Serra do Taquaril.

Na primeira chácara, havia mais de 100 pessoas; nas outros duas, cerca de 50. Em todas, houve violação aos decretos municipais, que proíbem realização de festas ou eventos (públicos ou privados), com aglomeração de pessoas (muito próximas umas das outras), consumo de bebida alcoólica e sem máscara de proteção facial.

Denúncias anônimas levaram fiscais e policias militares às chácaras. Numa delas, naquela situada depois da Coagril, ao dispersar as pessoas do local, militares apreenderam arma de fogo (porte ilegal), munições e depararam com uso e consumo de drogas. Os portadores foram detidos.

Os outros participantes das festas foram advertidos pelos policiais sobre a violação que cometiam contra os decretos municipais de prevenção e combate à Covid-19. Na sequência, foram liberados. Os donos das chácaras e os organizadores das festas, por sua vez, foram multados. Multas que, no total, podem chegar aos 50 mil reais.

CIDADE E DISTRITO

Este último final de semana, que já é considerado pela Fiscalização da PMU como o mais "grave" em um ano de pandemia em Unaí, três equipes de fiscais trabalharam na noite de sábado (17/4).

Uma equipe trabalhou na cidade até a meia-noite. Atendeu a pequenas ocorrências, especialmente em bares. Não houve autuação. No geral, segundo um dos fiscais, a situação esteve sob controle.

Outra equipe foi encaminhada para o distrito de Ruralminas (distante 60km do Centro), atendendo a uma denúncia de que haveria festa com aglomeração, ocorrência que não se confirmou.

E a terceira equipe de fiscais atuou nas festas das chácaras mencionadas. Normalmente, festas iniciadas depois da meia-noite, para evitar a atuação dos fiscais. Essas festas, que reuniram cerca de 200 pessoas, mobilizaram um efetivo com 20 policiais militares e três fiscais da Prefeitura.

fisfess 0001