Fiscalização Covid será intensificada no fim de semana do Dia das Mães

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

A data é a segunda mais importante para as vendas no comércio, situação que provoca movimentação nas ruas, nas lojas (principalmente de artigos femininos), floriculturas, supermercados, restaurantes. Por tratar-se de um momento de pandemia, com transmissão de um vírus respiratório, o distanciamento social é, entre outras, medida que se impõe para proteger a população da disseminação do vírus. Por isso, a fiscalização será intensificada durante todo o fim de semana, a partir desta sexta-feira (7/5).

 

Os fiscais esperam contar com a colaboração e a compreensão da população unaiense, porque o trabalho visa, justamente, proteger a população de uma possível infecção pela nova variante do SARS-Cov-2, que está mais transmissível e mais letal.


Uma equipe formada por 22 fiscais e seis motoristas atuarão efetivamente sexta, sábado e domingo. Nesta quinta (6/5), os fiscais já vão percorrer os estabelecimentos distribuindo uma carta de orientações, para lembrar comerciantes e prestadores de serviço das medidas que devem ser observadas.

A fiscalização recomenda que as famílias evitem reuniões, eventos e festas especialmente no Dia das Mães, para prevenir aglomerações e a possibilidade de transmissão do vírus. Muitos dos que transmitem o novo coronavírus estão assintomáticos, portanto nem sabem que estão infectados. Nunca é demais lembrar que essa nova variante do vírus é mais transmissível e com grande poder de provocar mortes ou sequelas. Em Unaí, levou muita gente para leitos de enfermaria ou de tratamento intensivo.

 

MEDIDAS MAIS IMPORTANTES

 

O comércio, em geral, somente poderá funcionar com 30% da capacidade de clientes em seu interior e fechar às 23 horas. Mas como saber a capacidade de um estabelecimento, para fazer o cálculo?

 

O coordenador da Fiscalização da Covid-19 em Unaí, Mikael Júnior Santos da Cruz, explica que a capacidade do estabelecimento pode ser encontrada no auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. "Esse documento traz a capacidade de pessoas suportada pelo estabelecimento. Só olhar o documento e calcular os 30%", ensina Mikael.

 

Além de observar essa capacidade, especialmente os restaurantes, bares, pizzarias, similares e distribuidoras de bebidas devem observar o horário de fechamento. Depois das 23h, não é permitido cliente dentro do estabelecimento. Depois do horário-limite podem funcionar somente por teleatendimento, entregar por delivery ou vender "pela grade".

 

Nos bares, restaurantes, pizzarias e similares, as mesas precisam guardar o distanciamento de 4 metros umas das outras e devem ter duas cadeiras por mesa. Mais de duas cadeiras por mesa somente para pessoas do mesmo grupo familiar.


Estabelecimentos que funcionam em locais públicos, como quiosques de sanduíches em praças públicas, devem ter somente três jogos de mesas no local.

 

CHÁCARAS, FAZENDAS E DISTRITO DO BOQUEIRÃO

 

Os fiscais pedem muita consciência para as famílias que intencionam se reunir em chácaras, sítios ou fazendas. As reuniões, nesse momento de pandemia, ainda estão proibidas. Eventos e festas, inclusive de caráter familiar, não estão permitidos.


Com a flexibilização das medidas editadas na última sexta (30/4), a fiscalização já recebeu denúncias de aglomerações em um bar no distrito do Boqueirão. Esse bar também será alvo da fiscalização neste fim de semana do Dia das Mães.

 

Equipes de fiscais estão escaladas para trabalhar também durante as madrugadas de sábado e domingo. A expectativa dos fiscais é ter a colaboração e a compreensão das pessoas, para não precisar chamar a atenção, notificar, multar ou até envolver a Polícia Militar em alguma operação.

 

"A maioria das medidas já é do conhecimento de todos. Mas vamos continuar reforçando, orientando e contando com a colaboração e a compreensão das pessoas. A luta contra a pandemia deve ser um esforço de toda a coletividade", conclamam os fiscais.

 

fiss 0005




top