Contra furtos de plantas ornamentais: lesar ou danificar canteiros e praças é crime

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Diante das ocorrências de furtos de mudas de plantas ornamentais, de flores e até – imagine você – de grama nas praças, canteiros centrais e logradouros públicos de Unaí, a Prefeitura tem acionado a Polícia Militar e pede à população que ajude a tomar conta do patrimônio, e denuncie quem pratica o dano ou lesão ao ambiente. O furto em praças, jardins, canteiros centrais, danificando ou destruindo plantas, pequenas árvores ou arbustos, é crime tipificado na Lei de Crimes Ambientais. O artigo 49 da Lei Federal 9.605/98 prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para o infrator. Este ainda pode ser enquadrado no artigo 139 do Código de Posturas do Município de Unaí, sujeitando-se ao pagamento de multa.

 

Embelezar e harmonizar a cidade, torná-la um local mais agradável para se ver e se viver, custa caro, custa tempo de trabalho. Custa dinheiro da população que paga pela aquisição das mudas, paga o trabalho dos servidores que se esforçam para elaborar o projeto, executar o plantio, regar as plantas e cuidar para que vinguem. Enfim, custa tempo da Prefeitura e dinheiro da população manter os logradouros públicos belos e agradáveis.

 

Para alguns cidadãos, no entanto, o recurso gasto (dinheiro da população) e o esforço empreendido pela Prefeitura parecem não fazer diferença. Eles arrancam flores, cortam plantas e, como se fosse normal, levam tranquilamente o objeto do furto para suas casas. Parece não se darem conta (ou talvez não se deem conta mesmo) de que estão lesando o município, furtando a população, destruindo o patrimônio público, desperdiçando recursos, enfim, tornando a cidade mais feia, mais cinza. E, o que é pior: praticando crime.

 

E não faltam ocorrências. Na última semana, uma mulher desceu do carro (placa de Brasília) na rua Herculano Oliveira e Silva (que passa em frente a matriz), dirigiu-se ao canteiro central, arrancou flores e mudas de plantas ornamentais que embelezavam o local e foi embora, tranquilamente. Sem ser incomodada. Sem se incomodar.


Em outra ocorrência, semana passada, um homem foi visto furtando grama na praça Aduílio Valadão, no bairro Canabrava. Munido de uma enxada, arrancou parte da grama da praça. Entrou no carro e levou embora. Sobrou a terra nua. Sobrou para a Prefeitura recompor a grama. O homem foi identificado.

 

A rotatória situada na entrada do viaduto que dá acesso ao Canaã, antes embelezada por plantas e flores, hoje só tem grama. Furtaram tudo. Mais um dano. Os casos em que as pessoas são flagradas, identificadas, estão sendo encaminhados para a Polícia Militar.

DENÚNCIAS

 

Os furtos de flores e plantas ornamentais em Unaí podem ser denunciados à Polícia Militar, pelo telefone 190. Quem preferir, pode usar os canais da Prefeiura para denunciar, ligando no telefone geral da Prefeitura (3677-9610), ou ainda mandar uma mensagem pelo WhtassApp (3677-9610).

 

furtflol 0002


furtflol 0001

furtflol 0003

furtflol 0004




top