Cidadão deve cuidar do próprio lixo e evitar deixá-lo por muitas horas na porta de casa

Todos os moradores da cidade, ou pelo menos uma expressiva maioria, já sabem o dia e o horário que o caminhão da coleta do lixo passa em seu bairro, em sua rua. Não faz sentido, portanto, sacos de lixo ficarem uma noite inteira ou um dia inteiro em frente as casas. Além dos animais "rasga saco", como cães e cavalos, os sacos de lixo atraem ratos, baratas e outros insetos. E o lixo deixado na rua ainda carrega um agravante adicional: quando entra em decomposição libera o chorume, aquele líquido escuro que mancha as calçadas e provoca intenso mau cheiro. Em Unaí, cinco caminhões coletam diariamente 65 toneladas de lixo.

O ideal, segundo o secretário municipal Durval Mendonça (Obras e Serviços Urbanos), é o cidadão colocar o lixo pra fora de casa "o mais próximo possível do horário em que o caminhão fará a coleta". Antes disso, porém, a orientação é que ele mantenha o lixo em casa, de preferência dentro de recipientes ou contêineres bem tampados.

Na região central da cidade, com maior número de habitantes, grande movimento comercial e maior produção de lixo, o caminhão faz a coleta duas vezes por dia. Portanto, não faz sentido colocar o lixo na rua, à noite, para ser coletado somente na manhã do dia seguinte.

Nos bairros onde o lixo é coletado três vezes por semana, o morador já sabe o dia em que o caminhão passará em sua rua. Portanto, não faz sentido colocar o lixo pra fora de casa na segunda-feira, se o caminhão só vai passar na terça. O secretário reforça o pedido: "colocar o lixo no horário mais próximo possível do caminhão passar".

COLOCAR NA PORTA DA PRÓPRIA CASA, NÃO NA DO VIZINHO

Outro hábito que prejudica o convívio e revela descaso de alguns é o cidadão colocar o saco de lixo na porta do vizinho ou do lote vago, por achar que sua casa é melhor e não combina com lixo na porta. Pior ainda: quando outros fazem o mesmo e formam um amontoado na porta do "escolhido".

Por questão de civilidade e respeito pelo próximo, o lixo deve ser colocado na porta da própria casa. Ninguém merece, ao sair de sua residência, deparar com lixo dos outros em frente sua casa.

CANTEIRO CENTRAL NÃO É LUGAR DE COLOCAR SACO DE LIXO

Nunca é demais repetir: o saco de lixo deve ser colocado na porta de casa e, de preferência, momentos antes de o caminhão fazer a coleta. O canteiro central das avenidas, que deve ser mantido limpo e bem cuidado, não é lugar para se colocar sacos de lixo.

Diante desse cenário, quem mora na cidade, ou passa por ela, fica com a impressão de ser um lugar sujo, mal cuidado, sem organização. A Administração Municipal faz um esforço diário para mostrar o contrário, varrendo, coletando. E o lixo nas ruas é um bom parâmetro para revelar os hábitos e costumes de um povo.

NO LUGAR DE LIXEIRAS, CONTÊINERES

Alguns moradores, principalmente de prédios, no intuito de evitar que os sacos de lixo sejam rasgados ou "invadidos", instalam lixeiras de ferro, suspensas, nos passeios. Essa solução, segundo avalia Durval Mendonça, serviu por muito tempo como alternativa. Mas, atualmente o indicado é adquirir contêineres móveis (com rodas e bem fechados) para depositar os sacos de lixo, enquanto o caminhão não passa.

Na opinião do secretário, dois são os problemas dessas lixeiras fixas: as vazadas (feitas de ferro e abertas) seguram os sacos de lixo, mas deixam sempre pequenos objetos no chão debaixo delas. As fechadas podem reter sujeiras e chorume. Raramente são lavadas. Por isso, o ideal dos contêineres, que deveriam ser adquiridos principalmente por prédios, condomínios, hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que produzem maior quantidade de lixo. Podem ser encontrados em tamanhos variados.

A própria Prefeitura instalou alguns contêineres em pontos estratégicos. Um ponto pode ser conferido na Praça JK (da PMU), na esquina das ruas Alba Gonzaga e Djalma Torres. São dois contêineres para receber sacos de lixo (um para lixo comum e outro para recicláveis), que antes os vizinhos deixavam no chão, nesse mesmo ponto.

Outro exemplo pode ser observado no edifício Vitória, situado na rua Alba Gonzaga (esquina com Aldeia). Dois contêineres – um para receber lixo comum e outro para recicláveis – ficam num ponto da garagem. E diariamente, a zeladora põe os sacos pra fora do edifício. Detalhe: momentos antes de o caminhão da coleta passar.

relixx 0001

relixx 0002