Asfalto chega a Pedras de Marilândia

Nesta semana será concluída a primeira etapa da pavimentação asfáltica de ruas do distrito de Pedras de Marilândia. São 6.800 metros quadrados de área pavimentada. O município investiu, com recursos próprios, em torno de R$ 240 mil na primeira etapa da obra. Já foi assinada solicitação de nova concorrência pública para seleção de empresa que fará a outra etapa: 4.100 metros quadrados de asfalto. Reconhecido pela Administração Municipal como distrito em 2004, Pedras de Marilândia está situado a uma distância de cerca de 80 km do Centro de Unaí, no sentido a Uruana de Minas.

A Mapa Construções, de Unaí, é a responsável pela obra de asfaltamento. Todo o serviço, desde a mão de obra, passando pela feitura da base para pavimentação até a instalação de sarjetas e meios-fios, está sob responsabilidade da empresa. À Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras, coube fazer, antes, obra de drenagem, e ao SAAE instalar o ramal de abastecimento de água debaixo das ruas que seriam asfaltadas.

O ASFALTO

O asfalto colocado nas ruas de Pedras de Marilândia não é do tipo "usinado a quente". É de outro tipo, muito usado em alguns bairros de Unaí (Canaã, Cidade Nova, Bela Serra – recentemente aprovado), em algumas rodovias estaduais mineiras, várias cidades dos Estados de Minas e de Goiás.

O secretário municipal de Obras, Durval Mendonça, é quem explica: "Não é um asfalto usinado a quente. É um tipo (Tratamento Superficial Duplo) que utiliza camadas de britas (zero e um) e pó de asfalto em sua composição. Apesar de não ser usinado a quente, tem qualidade muito boa e de fácil recomposição. Temos rodovias em Minas que funcionam há mais de 20 anos com esse asfalto".

QUADRA E ACADEMIA

Recentemente, a Prefeitura concluiu a construção da quadra poliesportiva de Pedras de Marilândia, com cobertura, telas de proteção, pintura de marcação (para prática de futsal, basquete e vôlei) e iluminação.

Além do benefício da prática esportiva, a quadra também poderá ser utilizada pela comunidade para reuniões sociais, culturais e festivas.

Em breve, a comunidade do distrito contará também com uma academia popular, que a PMU vai instalar ao lado da quadra poliesportiva. Os equipamentos para atividades físicas já foram adquiridos.

asfpp 0002

asfpp 0001