Covid-19: população relaxa no momento em que casos aumentam

No momento em que o número de casos suspeitos e infectados por coronavírus aumenta em Unaí, a população – proporcionalmente – aumenta o relaxamento com relação às medidas de contenção na disseminação do vírus. De acordo com a diretoria de Fiscalização da Prefeitura, os fiscais têm observado um número cada vez maior de comemorações e churrascos em propriedades particulares e a movimentação (sem máscaras) pelas ruas da cidade. Outra observação são as constantes viagens, tanto de pessoas que chegam a Unaí quanto de unaienses que saem, principalmente para Brasília.

"Não é hora de comemorações, de churrascos, de festas, de trança-trança. Os casos estão aumentando, as internações no hospital aumentando. Não é hora de relaxar", afirma o diretor de fiscalização da PMU, Ronald Lima de Paiva. "Num momento grave como este, as pessoas estão arriscando a si mesmas e a sua família. Ao que parece, não estão acreditando na doença, não têm medo".

Para tentar sensibilizar a população e pedir consciência para o enfrentamento deste momento difícil, Ronald recorda entrevista na qual Dr. Joaquim Tomaz, diretor clínico do Hospital Municipal, "roga a Deus" para que as pessoas se cuidem.

Preocupado, o médico adverte: "redobrem (a atenção sobre) a saúde de vocês. Usem máscara de proteção. Pelo amor de Deus, não participem de aglomerações. Por favor, não façam isso. Não façam festas juninas. Estamos começando a saturar os leitos do hospital".

Para denunciar aglomerações ou violações às determinações dos decretos, o cidadão pode enviar a mensagem pelo WhatsApp (3677-9610). A mensagem deve conter o endereço onde está ocorrendo o fato.

FISCAIS COVID-19

O trabalho da fiscalização não para. É intensificado nos finais de semana, quando as denúncias se avolumam. Com isso, também há um aumento considerável nas notificações de bares, barracas de feiras que vendem bebidas e festas particulares.

Nas propriedades particulares, os donos são chamados e orientados. Nos bares, distribuidoras de bebidas e similares que estão violando as determinações, os comerciantes estão sendo notificados. Em caso de resistência, multados.

DISTRITOS E POVOADOS

Além das várias frentes de atuação na cidade, os fiscais iniciaram uma ofensiva nos distritos e povoados. Já foram a Boa Vista e Garapuava.

Abordam as pessoas, orientam para adoção das medidas de proteção, distribuem máscaras para quem não tem e percorrem o comércio local.

Também pregam cartazes (de orientação e conscientização) em locais com maior circulação de pessoas.

O trabalho continua

Fotos: Departamento de Fiscalização