Postos de Saúde construídos ou reformados serão entregues entre 40 e 50 dias

Os bairros Mamoeiro e Cachoeira aguardam para breve a entrega dos "novos" postos de saúde, que estão sendo reformados e ampliados. A unidade do Cachoeira está passando por obras de reforma e ampliação. A do Mamoeiro está sendo praticamente reconstruída, muito maior e melhor. Já o distrito de Garapuava receberá um posto de saúde novinho em folha, construído do zero. O investimento da Prefeitura (recursos próprios) nas obras passa dos R$ 370 mil.

GARAPUAVA

A Secretaria de Obras estima que nos próximos 40 dias, a Administração Municipal entregará o novo posto de saúde para a comunidade de Garapuava. É uma obra de R$ 466,3 mil executada pela NE Construtora, de Unaí. Foram alocados R$ 286,3 mil de recursos próprios da Prefeitura e R$ 180 mil de emenda parlamentar.

MAMOEIRO

O posto de saúde do Mamoeiro está passando por uma reforma completa. A cargo da NE Construtora (Unaí), o aporte é de R$ 178 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar. A Secretaria de Obras estima que dentro de 40 a 50 dias entrega a unidade.

CACHOEIRA

Para a obra de reforma e ampliação do Posto de Saúde do Cachoeira, a Prefeitura alocou R$ 83,5 mil de recursos próprios. A execução está por conta da empresa Adão Barbosa, de Unaí. O prazo de entrega está previsto para setembro.

SERVIÇOS

Entre os vários atendimentos oferecidos pelos postos (ou unidades básicas de saúde - UBS), estão as consultas médicas, consultas de enfermagem, de fisioterapeuta, consultas de pré-natal, coleta de citopatológico, testagem (para HIV, sífilis, e hepatites), vacinação, cateterismo vesical. Na UBS são feitos ainda outros procedimentos: curativos, aferição de pressão arterial e de glicemia, nebulização, retirada de pontos cirúrgicos.

As equipes do posto, dentro da Estratégia de Saúde da Família, atendem ainda em domicílio, com visitas de agentes de saúde, atendimento médico e, em algumas unidades pode haver liberação de oxigênio para uso doméstico e ainda liberação de fraldas, dietas, sondas e material de uso para curativo.

Algumas unidades oferecem o programa Hiperdia, para orientação e assistência a hipertensos e diabéticos. Outras possuem o programa de Tabagismo, para auxiliar quem deseja largar o cigarro. Há ainda as unidades que oferecem exercícios de atividade física corporal para os pacientes.

pscons 0001

pscons 0002