Fiscais da Covid-19 começam a percorrer bancos, lotéricas e comércios

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Os 13 fiscais de postura contratados emergencialmente pela Prefeitura para um trabalho temporário já estão em campo. Uma parte do grupo saiu em visita a bancos e lotéricas, e outro para observar os estabelecimentos comerciais da avenida Governador Valadares. Cada grupo de fiscais contratados está acompanhando um fiscal efetivo da Prefeitura (são cinco efetivos), para melhor compreender a prática do serviço.

 

De acordo com o diretor de Fiscalização da Prefeitura, Ronald Lima de Paiva, a prioridade nesta quinta e sexta é a rede de bancos e lotéricas, que tem concentrado filas desde o início da semana. Assim que terminar o trabalho de orientação nos bancos, os fiscais vão se dirigir aos supermercados Bretas (e comércio do entorno) e Colúmbia (e comércio vizinho).

 

Dois grupos percorrerão o comércio da avenida Governador Valadares, um saindo da Praça São Cristóvão, outro saindo da boca da ponte, ambos em direção à praça da Prefeitura.

 

Nos próximos 30 dias, os grupos estarão fiscalizando toda a cidade, que será dividida em cinco estratos. Trabalharão nos turnos da manhã, tarde e noite, até as 22h, cumprindo cada fiscal uma carga de trabalho de 8 horas diárias.

 

As escalas serão elaboradas conforme a necessidade da atuação fiscalizatória.

 

SEXTA E SÁBADO

 

Nesta sexta (8/5), o foco da fiscalização permanece no Centro da cidade, com ênfase nos bancos, lotéricas e estabelecimentos comerciais. Chegado o fim de semana, o período noturno passa a ter um olhar especial.

 

Neste sábado (9), véspera do Dia das Mães, toda a equipe será escalada especialmente para fiscalizar o comércio. "O fluxo de pessoas pode ser grande para as compras do Dia das Mães, comemorado no domingo", explica Ronald.

 

BARES, LANCHONETES, RESTAURANTES E QUIOSQUES

 

O diretor de fiscalização da PMU diz que está recebendo muitas reclamações sobre bares, em especial os que oferecem mesa de sinuca e mesa de carteado. "Bar não é serviço essencial, não devia estar funcionando", ressalta Ronald.

 

Com relação às lanchonetes, ele explica que a PMU abriu o horário das 11h às 15h para lanches rápidos, para quem prefere lanchar a almoçar. E o estabelecimento precisa cumprir as determinações do decreto.

 

À noite, não é permitido sentar em bares e restaurantes para beber ou comer. "É permitido somente delivery (sistema de entrega em domicílio), não pode haver happy hour", explica Ronald. "Não pode consumir no local, foi liberado somente para almoço". O mesmo vale para quiosques que vendem sanduíches. "Não pode consumir no local, só entrega, eles não estão entendendo. E é aí que vão entrar os fiscais".

 

DENÚNCIAS

 

Para denunciar quem está violando as regras dos decretos municipais, o cidadão pode deixar a mensagem nas mídias oficiais da Prefeitura, no aplicativo de mensagens WhatsApp (3677-9610) ou ainda ligar no telefone da PMU (3677-9610, ramal 9004). Este último em horário de expediente.

 

fiscrr 0004


fiscrr 0002

fiscrr 0001

fiscrr 0005

fiscrr 0003


 




top