Prefeitura de Unaí e DEER/MG avançam nos entendimentos para duplicação da MG 188 e construção do anel viário

"Nós temos total simpatia para com a realização dessas duas obras que beneficiarão Unaí e a região"

As palavras são do Coordenador Regional da 26ª. CRG do DEER, Departamento de Engenharia e Estradas de Rodagem, com sede em Paracatu, Glaucus Dornas, em reunião com o prefeito Branquinho, em seu gabinete, na Prefeitura de Unaí, na manhã dessa quinta-feira, 12/9.

Estabelecido o consenso técnico quanto à necessidade das obras, o Coordenador indicou a necessidade de se avançar para o desafio seguinte, que é a viabilização dos recursos financeiros.

O prefeito Branquinho adiantou a disposição do município em contribuir financeiramente para a realização dessas obras.

Segundo o prefeito são três intervenções:

1) – Reforma da ponte sobre o Rio Preto;
2) – Duplicação, iluminação e ciclovia na MG 188 até o bairro Santa Clara; e
3) – Construção do anel viário, para ligar a MG 188 à BR 251, com uma segunda ponte sobre o Rio Preto.

O Prefeito informou que o município de Unaí propõe contribuir com R$20 MILHÕES DE REAIS, para que as obras, de responsabilidade do Estado, sejam feitas, "propomos parceria, via convênio", disse Branquinho.

Os R$20 milhões para esse investimento, é um financiamento que a Caixa Econômica Federal, e os vereadores já autorizaram a contratação. É resultado de gestões feitas pela Prefeitura de Unaí, com o apoio do Deputado Federal, Paulo Abi-Ackel, desde 2017.

Ao apelar pela sensibilidade do Estado para com a realização da obra, Branquinho argumenta: "a ponte sobre o Rio Preto está com a estrutura abalada, é sabido que muitos bi-trens trafegam sobre ela com excesso de peso, e o pior, nos momentos de engarrafamentos às vezes duas carretas carregadas param sobre a ponte, o risco é muito grande", disse.

O prefeito também fez referência aos acidentes com mortes que já ocorreram na ponte e na extensão da rodovia MG 188, até o Santa Clara, sem falar, disse: "no desconforto que é o deslocamento nos finais de tarde, quando se formam os engarrafamentos".

Também participaram da reunião o Secretário de Obras Durval Mendonça, o engenheiro José Luciano, e outros técnicos.

Após as diversas ponderações o secretário Durval Mendonça, o Coordenador do DEER, Glaucus Dornas, e engenheiros diligenciaram pela MG 188 até o Santa Clara, e à margem do Rio Preto, onde deve ser construída a segunda ponte.

De posse de uma solicitação formal do prefeito Branquinho, Glaucus Dornas, vai agendar reunião técnica em Belo Horizonte para avançar nas tratativas com vistas à realização das obras, em parceria.

7fc4ebc8-517a-457a-962e-df80addcce12

901e70ab-7778-4020-8148-37741c13f18b