PMU inicia remoção de canteiros laterais esta semana (15 a 19/7)

Os canteiros laterais, ou que ficam encostados em calçadas e passeios fechando o traçado das ruas, serão todos removidos. A obra de retirada começa esta semana e não deve parar. A Prefeitura de Unaí (PMU) fez todos os estudos e levantamentos para a intervenção. As árvores que estão em linha de estacionamento devem ser preservadas, mas serão removidas as que se encontram no traçado da rua. Essas serão reimplantadas em locais próximos, se estiverem sadias. Árvores doentes vão ser removidas. Todas as intervenções serão estudadas, caso a caso. A medida (retirada dos canteiros) visa "abrir" as ruas para o tráfego de veículos (e pedestres) e resolver problemas de limpeza urbana. O serviço começará pela rua Paracatu, seguindo em direção à rua Natal Justino da Costa, e assim sucessivamente, fechando cada quarteirão, até todos serem contemplados.

O secretário municipal de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos, Durval Mendonça, explica que equipes de topografia e de engenharia realizaram estudos e levantamentos para a intervenção. A obra será executada por servidores da própria Prefeitura, mas o secretário admite que uma empresa especializada possa ser contratada no decorrer da execução, dependendo do grau de dificuldade da intervenção e da necessidade de acelerar o serviço. Durval estima que se a execução for feita somente com mão de obra da própria Prefeitura, a ação vai resultar numa economia aos cofres municipais que pode passar de R$ 2 milhões.

Árvores

Uma das preocupações mais recorrentes é a preservação das árvores nos canteiros. Durval esclarece que cada caso será estudado pela equipe. Se houver necessidade de remover alguma árvore por estar no traçado da rua, ela será reimplantada em local próximo. As árvores que estiverem em linha de estacionamento serão preservadas, recebendo uma pequena proteção de concreto.

A retirada dos canteiros é um anseio antigo não só da maioria da população de Unaí, mas também de vários prefeitos que observaram a cidade crescendo e os canteiros atrapalhando, principalmente o trânsito de veículos, já que o fluxo aumentou muito nos últimos anos, e vem aumentando consideravelmente a cada ano. Como secretário que cuida da limpeza urbana, Durval afirma que os canteiros também trazem dificuldades com relação à limpeza. "A Prefeitura não dá conta de limpar canteiro por canteiro".

Segundo ele, são poucos os moradores que cuidam dos canteiros em suas portas, e a maioria acaba servindo para outros depositarem lixo, entulhos, para pasto de animais e até para estacionamento de carros. "A maior parte dos canteiros perdeu sua função original, que era jardinagem, e 60% deles hoje é terra pura. E todos eles, sem exceção, atrapalham o trânsito de veículos". O secretário lembra que a retirada dos canteiros foi um anseio dos últimos prefeitos, mas principalmente dos condutores de veículos. "Temos de ficar atentos para medidas que favoreçam toda a população. O interesse público deve estar acima de interesses particulares".

O secretário reconhece que mudanças geram transtorno e a resistência de alguns moradores, geralmente de quem se sente prejudicado. Mas, para contornar essa sensação, a Administração Municipal pede a compreensão dos moradores. "Estamos pedindo muito carinho da população para com os servidores que farão esse trabalho. E já pedimos o mesmo carinho dos servidores em relação aos moradores mais resistentes. A obra é para melhorar a estrutura da cidade (que cresce sem parar) e atender uma demanda que vai beneficiar a maioria da população".

A partir desta semana, as equipes estarão nas ruas com máquinas e equipamentos.

cantt 0002
A retirada dos canteiros "abrirá" as ruas para o tráfego de veículos

cantt 0001