Coleta de lixo: nova empresa assume serviço por três meses

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A RG Empreendimentos, de Belo Horizonte, assumiu nessa segunda-feira (8/10) o serviço de coleta de lixo na cidade de Unaí. Por orientação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), a Prefeitura de Unaí foi obrigada a fazer a contratação emergencial e temporária, depois de ter duas licitações "travadas". A antiga coletora de lixo teve seu prazo legal expirado, após 60 meses de prestação de serviço contínua. Como a nova empresa assumiu em caráter "emergencial", rotas e serviços ainda estão sendo ajustados. Com isso, problemas na coleta já estão surgindo, o que faz o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Durval Mendonça, pedir "paciência para a população", enquanto os ajustes são promovidos.

 

Durval explica que o serviço de coleta de lixo em Unaí deveria estar normalizado, sem esse caráter de improvisação, caso as duas licitações feitas para a escolha da empresa vencedora do certame tivessem seguido o trâmite aguardado pela Administração Municipal. Porém, ele lamenta o fato de uma das concorrentes conseguir impetrar recursos e "travar" os dois certames licitatórios. Isso, na última hora do prazo estipulado para o ingresso de recursos.

 

A "antiga" empresa que fez o serviço nos últimos 60 meses, continuamente, não podia prorrogar o contrato com a PMU, por força de lei. O TCE, então, orientou a Administração Municipal a contratar "emergencial e temporariamente" empresa participante da última licitação, referenciada pelo critério do menor preço cobrado. A RG Empreendimentos fará a coleta do lixo urbano em outubro, novembro e dezembro. Enquanto isso, segundo Durval, a PMU está preparando uma nova licitação.

 

A intenção da Administração Municipal é entrar em 2019 com a empresa definitiva, vencedora da nova licitação. A partir de janeiro, a PMU espera que uma mesma empresa se encarregue da coleta do lixo urbano, da manutenção do aterro, da capina e varrição de toda a cidade, além da distribuição de contêineres de lixo em pontos chave, para evitar a formação de "pequenos lixões".

 

Paciência e compreensão

 

Como a nova coletora de lixo na cidade assumiu em "caráter emergencial", nessa segunda (8/10), a Administração Municipal está pedindo que a população seja paciente, compreensiva e ajude a detectar as falhas que precisam ser corrigidas. "Reunimos com a empresa e estamos fazendo os ajustes necessários, para corrigir rapidamente os problemas verificados", observa o secretário Durval Mendonça.

 

Nesta primeira semana, os problemas tendem a ser mais visíveis. Para corrigir, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, pelo telefone 3677-9610 (ramal 9020), com o Departamento Municipal de Limpeza, pelo 3677-5087. Ou ainda pelo site oficial e mídias sociais da Prefeitura na internet.

 

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